A desintegração da suposta entidade política da Polisario no Parlamento Europeu 17-12-2020
O grupo da principal do apoio aos separatistas no Parlamento Europeu, a suposta entidade conhecida sob o "Grupo associado do Saara Ocidental", sofreu um revés retumbante, nesta terça-feira, após a renúncia de seu presidente, Joachim Schuster, devido à sua objeção à violação do cessar-fogo por parte da Polisário. Na sua mensagem de demissão dirigida aos seus colegas europeus, no parlamentar alemão, ele afirmou: “Considero que a violação do cessar-fogo por parte da Polisario é um grave erro estratégico. Não vejo como isso pode ajudar a estimular uma resolução pacífica do conflito.
|
|
O Consulado dos Estados Unidos a Dakhla vai apoiar os projetos de investimento e desenvolvimento (Embaixador EUA a Rabat) 17-12-2020
O embaixador dos Estados Unidos no Marrocos, David Fischer confirmou que a abertura de um consulado dos Estados Unidos na cidade de Dakhla vai contribuir para apoiar e estimular os projetos de investimento e desenvolvimento na região.
Numa entrevista junto ao MAP, Sr Fischer disse que o consulado dos Estados Unidos a Dakhla "vai permitir o apoio e o incentivo aos projetos de investimento e desenvolvimento com grandes benefícios sobre " o povo, sobretudo os habitantes das regiões do Saara.
|
|
Os Estados Unidos, reconhecimento do saara marroquino junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas 17-12-2020
Os Estados Unidos informam o Conselho de Segurança das Nações Unidas e o Secretário-Geral das Nações Unidas sobre o reconhecimento do Saara marroquino
A Embaixadora Kelly Craft, representante permanente dos Estados Unidos junto às Nações Unidas informou oficialmente o Conselho de Segurança da ONU e o Secretário-Geral das Nações Unidas sobre o conteúdo da declaração, publicada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reconhece a soberania definitiva e abrangente do Reino de Marrocos sobre o Saara.
|
|
O Consulado Geral a Laayoune, uma etapa histórica das relações entre Manama e Rabat (Ministro das Relações Exteriores do Bahrein) 16-12-2020
O ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdul Latif Bin Rashid Al Zayani declarou que a inauguração do Consulado Geral do Reino do Bahrein, semana passada a Laayoune, capital do Saara marroquino, constitui uma "etapa histórica", nas relações estreitas entre os dois reinos. Numa entrevista junto à imprensa , o Sr. Nasser Bourita, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro;
|
|
O Haiti abre suas representações diplomáticas no Marrocos 16-12-2020
O Haiti abre a sua embaixada a Rabat e um consulado a Dakhla, confirmando assim o seu apoio à integridade territorial de Marrocos (Ministro das Relações Exteriores do Haiti)
O Ministro das Relações Exteriores e Crenças da República do Haiti, Claude Joseph declarou , semana passada a Rabat que a decisão de seu país de abrir uma embaixada a Rabat e um consulado a Dakhla veio do compromisso de apoiar os esforços de Marrocos para defender a sua soberania e integridade territorial, bem como para conseguir uma aproximação política e diplomática com o Reino.
|
|