O Cabo Verde apoia a decisão"legítima"de Marrocos restabelecer o movimento de pessoas e bens o Saara 04-12-2020
O Cabo Verde declarou o seu apoio ao Reino de Marrocos e a sua "legítima" decisão de intervir pacificamente para restabelecer a movimentação de pessoas, de bens e serviços a Guerguerat, no Saara marroquino.
|
|
A Libéria declara a sua solidariedade e apoio à soberania nacional de Marrocos 04-12-2020
O Governo da República da Libéria reiterou a sua solidariedade e apoio à causa nacional de Marrocos, anotando a sua preocupação pelos recentes desdobramentos na zona tampão de Guerguerat.
Num comunicado, o Governo da Libéria renovou a sua posição firme de apoio à integridade territorial e soberania nacional do Reino de Marrocos, chamando ao respeito do cessar-fogo assinado a mais de três décadas ; e a consideração do plano de autonomia para as províncias do sul.
|
|
O Chade denuncia a obstrução da milícia "Polisario" à movimentação de pessoas, de biens e serviços a Guerguerat 03-12-2020
O Chade denuncia as praticas da milícia "Polisario" que obstrui a movimentação de pessoas, de bens e serviços na zona tampão de Guerguerat.
Num comunicado divulgado, quinta-feira passada, o Ministério dos Negócios exterior, de Integração africana e dos Chadianos confirmou ter acompanhado "com grande preocupação o desenvolvimento da situação na zona tampão a Guerguerat, depois que a Frente Polisário interveio impedindo a circulação de mercadorias e pessoas, apesar do cessar-fogo sob os auspícios das Nações Unidas, por cerca de trinta anos"
|
|
O regime argelino considera os detidos em Tindouf como “reféns de uma escolha política errada” (ex-presidente tunisino, Mohamed Moncef Marzouki) 03-12-2020
O ex-presidente tunisino, Mohamed Moncef Marzouki afirmou que o regime argelino considera os saarauis como detidos em Tindouf, uns “reféns de uma escolha política errada”, destacando o melhor que esta gente “vive sob o teto de Marrocos, em vez de correr atrás de uma miragem e uma ilusão que nunca se realizará”.
|
|
O Conselho Árabe-Australiano saudou a "iniciativa pacífica e responsável" de Marrocos a Guerguerat 03-12-2020
O Conselho Árabe-Australiano saudou, quarta-feira passada, a “iniciativa pacífica e responsável” de Marrocos que visa estabelecer a segurança e facilitar a livre movimentação de pessoas e de bens e servios a Guerguerat, no Saara marroquino.
Numa nota de imprensa, o Conselho fez questão de expressar a sua “solidariedade e apoio” a favor do Reino e às medidas responsáveis tomadas de acordo com o direito internacional, sob as instruçoes da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, visando a defender a soberania de Marrocos, os direitos e a segurança dos cidadãos.
|
|