A Sua Majestade o Rei dirige um discruso ao povo marroquino pela 45 ocasião da Marcha Verde 08-11-2020
A iniciativa de autonomia marroquina, apoiada pelo Conselho de Segurança e grandes potências, é considerada como a única opção lógica para resolver este conflito.
Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, dirigiu um discruso ao povo marroquino, sábado noite, pela ocasião do quadragésimo quinto aniversário da Marcha Verde.
|
|
O Marrocos “reconhece a decisão histórica dos Emirados Árabes Unidos abrir um consulado a Laayoune.” (Sr. Bourita) 05-11-2020
O Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no exterior, Sr. Nasser Bourita declara, esta quarta-feira a Laayoune que o povo marroquino reconhece a decisão “histórica” dos Emirados Árabes Unidos de abrir um consulado geral a Laayoune, em apoio à integridade territorial do Reino. Numa declaração à imprensa após a cerimónia de abertura deste consulado, Bourita explicou que os Emirados Árabes Unidos considerados como o primeiro país árabe, não africano, a abrir um consulado geral nas províncias do sul do Reino, a exemplo de 15 países fraternos africanos que abriram representações diplomáticas nas duas cidades marroquinas do Sara: Laayoune e Dakhla.
|
|
A China apoia o processo das mesas redondas sobre o Saara marroquino 05-11-2020
A China encorajou a continuação do processo das mesas redondas a Genebra, entre Marrocos, Argélia, Mauritânia e a "Polisário", tal iniciativa apoiada pelo ex-Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara, Horst Kohler. Ao explicar o seu apoio á Resolução 2548 em relação ao Saara marroquino, adotada pelo Conselho de Segurança, a China considerou que um novo enviado pessoal do Secretário-Geral deve ser nomeado logo para "facilitar a retomada do processo das mesas redondas a Genebra, criando as condições favoráveis para o progresso", na direção de uma solução política em torno deste conflito regional.
|
|
O Marrocos celebra o 45º aniversário da Marcha Verde 05-11-2020
O Marrocos celebra o 45º aniversário da Marcha Verde: um símbolo para uma nação rumo a marcha do desenvolvimento geral
O Marrocos celebra, nesta sexta-feira, o quadragésimo quinto aniversário da Marcha Verde, um verdadeiro épico nacional, único pelo qual se consolidou a conclusão da integridade territorial do Reino, das províncias do sul, face ao colonialismo espanhol.
|
|
A Bélgica: preocupação com as provocações e violações da Polisário a Guerguerat 04-11-2020
A Bélgica informou, a nível da ONU, o seu apoio a uma solução política em torno da disputa regional do Sara marroquino.
O Representante Permanente da Bélgica nas Nações Unidas, Philippe Cridelka declarou na margem da votação da Resolução 2548 do Conselho de Segurança, que “a Bélgica afirma que não tem outra saída” a não ser a questão do Saara“, com base numa política abrangente”.
|
|