A Estônia apoia o processo internacional para uma saída política do Saara marroquino 04-11-2020
A Estônia declarou na margem da votação da Resolução 2548, o seu apoio aos esforços do Secretário-Geral da ONU, que visam encontrar uma "solução política justa, duradoura e aceitável para as partes" em torno da disputa sobre o Saara marroquino", com base nas resoluções, relevantes do Conselho de Segurança." A delegação da Estônia considerou que "é importante não perder o ímpeto político alcançado, durante as reuniões das mesas redondas dos anos 2018 e 2019.
|
|
Laayoune: Ministro das Relações Exteriores do Gabão reitera o seu país ao Saara marroquino 04-11-2020
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação, Francófonica, da Integração Regional e Diáspora Gabonesa, Bakum Mobilet Boubia renovou, sexta-feira, a Laayoune, o apoio "constante e firme" de seu país a favor da integridade territorial de Marrocos.
|
|
A imprensa italiana destaca a importância da iniciativa de autonomia para o saara marroquino 04-11-2020
A imprensa italiana tem dedicado um espaço importante à Resolução 2548, adotada, 30 de outubro pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em relação á questão do Saara marroquino. Tal artigo intitulado “Prolongar o mandato da MINURSO e a importante Iniciativa de Autonomia, proposta pelo Marrocos”, destacou o site de notícias “Expartipus” considerando que “o Conselho de Segurança tem chamado para a retomada das consultas entre o novo enviado pessoal e as partes envolvidas neste conflito regional, envolvendo o Marrocos, a Argélia, a Mauritânia e a Polisário”. .
|
|
A Libéria apoia o direito de Marrocos, a integridade territorial e a soberania nacional 03-11-2020
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Libéria, De-Maxwell Sah Kimai confirmou, segunda-feira passada, a Rabat que o seu país empenha de forma firme, apoiando a posição de Marrocos sobre a sua integridade territorial e soberania nacional.
|
|
A integridade territorial do Reino é inegociável (Ministro de Relações Exteriores das Comores) 03-11-2020
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional das Comores, responsável pela comunidade, Dahir Zul Kamal confirmou, semana passada a Rabat que a integridade territorial do Reino é inegociável, chamando que o Saara é uma terra marroquina. "O Saara é uma terra marroquina, dissemos e vamos a dizer em todos os lados", sublinhou Zul Kamal, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita, após a cerimónia de inauguração da Embaixada da União das Comores a Rabat.
|
|