Equador apoia autonomia para o Saara marroquino, após suspender o reconhecimento da “RASD” 03-12-2024
Foi ontem, segunda-feira, que a Ministra das Relações Exteriores e Mobilidade Humana da República do Equador, Gabriela Sommerfeld tem reiterado a decisão tomada por seu país ao suspender o reconhecimento da fictícia “República Saaraui” RASD, destacando a importância da iniciativa de autonomia para a região do saara, apresentada pelo Reino a ONU, 2007, para acabar com diferendo em torno do saara marroquino.
|
|
Conselho de Cooperação do Golfo mantém posições firmes de apoio ao Saara Marroquino 02-12-2024
O Conselho Supremo de Cooperação do Golfo sublinhou, domingo passado, considerando, as “posições e decisões firmes de apoio à marrocanização do Saara, e à preservação da segurança, estabilidade e integridade territorial do Reino de Marrocos”.
|
|
Comunidade da Dominica apoia a integridade territorial de Marrocos e soberania sobre o Saara 29-11-2024
O Primeiro Ministro da Comunidade da Dominica, Sr. Roosevelt Skerrit reiterou, quinta-feira passada em Rabat, o apoio do seu país à integridade territorial e soberania de Marrocos sobre Saara, o plano de autonomia, considerado como a única solução fiável, séria e realista, capaz de levar a uma solução definitiva da disputa regional sobre o Saara marroquino. O Sr. Skerrit sublinhou esta posição num comunicado conjunto junto à imprensa após as suas discussões com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Sr. Nasser Bourita.
|
|
Santa Lúcia apoia a soberania de Marrocos sobre o Saara, visão Real da cooperação Sul-Sul 29-11-2024
O Primeiro-Ministro de Santa Lúcia, Sr. Philippe Joseph Pierre, declarou, quinta-feira passada em Rabat, que o seu país apoia a soberania de Marrocos sobre o Saara, e a visão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI que promove a cooperação Sul-Sul.
|
|
Grã-Britania apoia a soberania de Marrocos sobre o Saara, dada posição do Reino na África (Experto britânico) 29-11-2024
O experto britânico Guy Keone, diretor do proeminente escritório de consultoria dos assuntos diplomáticos, tecnológicos e económicos, tem dito quinta-feira passada que o Reino Unido tem sido chamado para juntar-se aos aliados, europeus, apoiando a soberania de Marrocos sobre o Saara, o que reforça as vantagens, dada a forte posição do Reino na África. Num artigo publicado no website Business Insider África, o Sr. Kioni salientou, após as eleições legislativas, realizadas no Verão passado, abrindo caminho ao regresso do Partido Trabalhista ao poder, uma verdadeira oportunidade ao governo britânico, redefinir as agendas nos planos comerciais e na política externa.
|
|