Addis Abeba: Sr. Bourita confirma a unilateralidade da ONU para a questão do Saara Marroquino 10-02-2020
Em Addis Abeba, o Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no exterior, Sr Bourita reiterou a posição neste domingo, em relação á unilateralidade das Nações Unidas para encontrar uma solução definitiva da questão do Saara Marroquino. No comunicado dirigido à imprensa após a sessão de abertura da 33ª Cúpula Ordinária da União Africana, o Sr. Bouraita declarou que esta posição é clara desde o início, em relação á questão do Saara Marroquino, que é entre as mãos das Nações Unidas, única estrutura capaz de chegar a uma solução contro esse conflito, de acordo com a legitimidade internacional.
|
|
A Câmara dos conselheiros aprova dois projetos de leis sobre todas as zonas marítimas marroquinas 05-02-2020
A Câmara dos Conselheiros aprovou por unanimidade, terça-feira passada, durante uma sessão pública, dois projetos de leis que visavam estender a jurisdição sobre todas as zonas marítimas do reino de Marrocos. A questão, refere-se ao Projeto da Lei nº 37.17 qu visa alterar e complementar o Dahi; Lei nº 1.73.211 de 26 Muharram 1393 ( correspondendo aos 2 de março de 1973), definindo os limites das águas territoriais, bem como o Projeto da lei nº 38.17, alterando e complementando a Lei nº 1.81 sobre a zona ligada ao asstunto puramente econômico.
|
|
O reconhecimento internacional do Saara marroquino amplia as relações de cooperação na região (experto internacional) A analista política e palestrant 04-02-2020
A analista política e palestrante internacional, Anastasia Lavrina sublinhou que o aumento do reconhecimento internacional do Saara marroquino se amplia a nivel regional e mundial, favorecendo a cooperação na região, sendo a saída do diferendo, uma questão de tempo.
Considerou-se a especialista Anastasia Lavrina, em um artigo publicado no site de análise internacional Eurásia Deri, cujo artigo intitulado "Reconhecimento internacional do Saara marroquino e o fracasso diplomático da Frente Polisário", todos os dados indicam o amplo do círculo de reconhecimento internacional do saara marroquino, anotando que tanto quanto a frente 'Polisário' apreende com isso seja melhor. ”Salientando sobre o interesse dessa frente resolver este conflito o mais rápido possível.
|
|
A Costa do Marfim vai abrir um Consulado Geral em Laâyoune 03-02-2020
Um consulado geral da Costa do Marfim vai ser logo aberto na ciadade de Laâyoune, Marrocos, declarou o porta-voz do governo da Costa do Marfim, Sidi Tiémoko Touré nesta quarta-feira. Em breve um consulado geral da Costa do Marfim em Laâyoune vai ser aberto, nesta quarta-feira, declarou o porta-voz do governo da Costa do Marfim, Sidi Tiémoko Touré. O Conselho de Ministros, reunido em Abidjan, quarta-feira passada, "adotou uma medida que visa a criar um Consulado Geral da República da Costa do Marfim em Laâyoune, Marrocos ", sublinhou o funcionário da Costa do Marfim durante uma coletiva de imprensa.
|
|
O Marrocos e a União Européia apoiam o processo político das Nações Unidas para o Saara marroquino 31-01-2020
O Marrocos e a União Européia lembram nesta quarta-feira em Bruxelas, o apoio ao processo político das Nações Unidas que visa alcançar uma solução política justa, realista, pragmática, duradoura e aceitável para as partes envolvidas na questão do Saara, com base no consenso e de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, especialmente a Resolução 2494, de 30 de outubro de 2019. O comunicado conjunto emitido após a reunião entre Sr Josep Borrell, Alto Comissário para Assuntos Externos e Políticos da Segurança da União Européia, Vice-Presidente da Comissão Europeia,
|
|