Os Eleitores saranianos destacam as realizações importantes nas regiões do sul 14-10-2019
Os Representantes eleitos representantes pelos habitantes das regiões sul do Reino, perante a Quarta Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas, destacaram os progressos e as conquistas socioeconômicas alcançados nessas regiões.
|
|
As intervenções latino-americanos destacam a relevância da iniciativa de autonomia marroquina 14-10-2019
As intervenções dos delegados da America Latina, perante a Quarta Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York destacaram a relevância da iniciativa de autonomia, considerada como uma solução apropriada para resolver o conflito artificial sobre o Saara Marroquino.
|
|
O relatório do Secretário-Geral destaca a estabilidade no Saara marroquino e os investimentos 11-10-2019
O Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório apresentado para o Conselho da segurança sublinhou que a situação no Saara marroquino é caracterizada de estabilidade, e os investimentos nas províncias do sul continuam. Recordando as bases da posição marroquina sobre a resolução do conflito regional e respeitando à "soberania marroquina total e no âmbito da iniciativa de autonomia", saudando assim o apoio da União Africana ao processo política das Nações unidas, e por outro lado denuncia as violações dos direitos humanos nos campos de Tindouf e a extorsão da Polisário contra as Nações Unidas a imagem da MINURSO, comissão das Nações unidas pela paz e segurança.
|
|
Guatemala manifestou o seu apoio à iniciativa marroquina de autonomia para o Saara 10-10-2019
A Guatemala declarou, nest segunda feira, o seu apoio favorável à iniciativa marroquina de autonomia preparada para resolver a questão do Saara, tal proposta constitui uma "base realista, séria e credível" para esse conflito regional.
|
|
Bolívia apóia uma solução política negociada do dossié do saara 10-10-2019
Na margem da Quarta Comissão da Assembléia Geral da ONU, a Bolívia manifestou o seu apoio a uma solução política negociada da questão do Saara, que seja justa, duradoura e aceitável para as partes, de acordo com a Carta das Nações Unidas e das resoluções da Assembléia Geral e do Conselho de Segurança. "Nesse contexto, o representante da Bolívia diante dos membros do Comitê exprimiu o apoio à proposta do Secretário-Geral das Nações Unidas que visa a retomada do processo de negociação com base num novo espírito, dinâmico e renovador"..
|
|