São Tomé e Príncipe reitera o seu apoio a favor do Sara marroquino 19-11-2019
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Lopez Bom Jesus reafirmou nesta sexta-feira (15 de novembro) em Rabat, o apoio de seu país a favor do Saara marroquino, considerando o plano de autonomia, a única base para resolver esta disputa regional, com respeito a integridade territorial e a unidade nacional do Reino de Marrocos."Aapoiamos também os esforços das Nações Unidas como base única para resolver essa disputa regional", sublinhou Boum Jesus, na margem de uma entrevista coletiva após conversas com o ministro de Relações Exteriores, da Cooperação Africana dos marroquinos residentes no exterior.
|
|
A República de Cabo Verde apoia oficialmente o Saara Marroquino 19-11-2019
O ministro das Relações Exteriores e Defesa de Cabo Verde, Luis Felipe Tavares declarou, sexta-feira em Rabat que seu país apóia o Saara marroquino de maneira "oficial" e saúda o plano de autonomia, única base capaz de resolver essa disputa regional no âmbito do respeito da unidade territorial e nacional do Reino de Marrocos.
|
|
As Ilhas dos Comores pretende abrir um Consulado Geral em Laayoune (Enviado do Presidente) 14-11-2019
As Ilhas dos Comores declararam, quarta-feira na margem de um encontro em Rabat que o país pretende abrir nos próximos dias um consulado geral na cidade de Laayoune. O anúncio foi divulgado pelo enviado do Presidente das Ilhas dos Comores, Bianrifi Tarmidi, após suas conversas com o Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e Marroquinos residente no Exterior, Sr. Nasser Bourita.
|
|
Discurso real pela ocasião da Marcha Verde, renova o apoio ao Saara marroquino (experto peruano) 13-11-2019
O experto peruano em relações internacionais, Miguel Angel Mackay declarou que o discurso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI pela ocasião do 44º aniversário da Marcha Verde reafirma os fundamentos do Reino sobre a questão do Saara marroquino e os laços que unem os marroquinos com as províncias do sul. O experto Rodriguez Mackay disse numa declaração junto ao MAP que o discruso enfatiza o fato que não há outra alternativa à proposta de autonomia apresentada pelo Reino para resolver o conflito artificial em torno do Saara marroquino, a não ser esta iniciativa considerada como "sábia, equilibrada e relevante" para resolver essa disputa regional artificial.
|
|
A última resolução do Conselho de Segurança sublinha a relevância do plano de autonomia marroquino 08-11-2019
Ao adotar a resolução 2494 sobre o Saara, o Conselho da Segurança da ONU reafirmou a relevância do plano de autonomia, proposto pelo Marrocos que apoia a integridade territorial do Reino, sublinhou o Presidente do Centro Latino-Americano de Estudos para a Democracia, Antonio Yelpi. Através desta resolução, o principal órgão decisional das Nações Unidas e, por meio dele, toda a comunidade internacional considera a preeminência do plano de autonomia; que visa acabar com esse conflito artificial, chamando ao mesmo tempo todas as partes a buscar uma solução política realista, pragmático e duradouro, baseado no compromissos, o que o Reino não deixa de reclamar, anotou Yelpi em entrevista junto ao MAP.
|
|