A Santa Lúcia saúda os esforços de Marrocos para resolver a questão do Saara 18-10-2019
A Santa Lúcia declarou,
terça-feira, na margem de participação na Quarta Comissão das Nações Unidas em
Nova York, o apoio aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas que visam
facilitar o processo político, com vista uma solução política e mutuamente
aceitável, com base na iniciativa de Marrocos de autonomia. ´Minha delegação leva plenamente em conta as opções previstas e os compromissos de Marrocos em relação à solução do conflito" em trono do Saara, declarou, nesta ocasião, o Sr. Cosmos Richardson, Embaixador Representante Permanente desse Estado do Caribe junto das Nações Unidas.
|
|
A República Centro-Africana apoia a iniciativa de autonomia marroquina 18-10-2019
A República Centro-Africana renovou, quarta-feira diante do 4º Comitê da Assembléia Geral da ONU, o seu apoio à iniciativa de autonomia marroquina, considerada como uma "solução de compromisso" da disputa artificial em torno do Saara marroquino.Intervendo nesta ocasião, o representante da República Centro-Africana anotou que o Reino de Marrocos "engaja esforços louváveis para alcançar esse compromisso", considerando importante a realização de duas mesas-redondas entre o Marrocos, o Argélia, a Mauritânia e Polisario, cujo objetivo encontrar uma "solução política rápida para essa disputa regional".
|
|
O ex-líder da FLN, Sr. Amar Saadani, reconhece uma realidade histórica: a marroquinidade do Saara (T 18-10-2019
Em uma entrevista ao jornal TSA, o ex-líder da FLN respondeu a uma pergunta sobre o conflito do Saara.Eis os detalhes a seguir.
TSA: No passado, tem expressado uma opinião diferente sobre a questão do Saara Ocidental. Consegue manté-lo?
|
|
A Costa do Marfim renova o seu apoio à iniciativa marroquina de autonomia para o Saara marroquino 17-10-2019
A Costa do Marfim reiterou, terça-feira em Nova York o seu apoio perante o Quarto Comitê da Assembléia Geral da ONU, em relação à iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos, para as Nações Unidas, considerada como "credível", cujo objetivo encontrar uma solução definitiva para a disputa artificial em torno do Saara marroquino.
|
|
O Gabão apoia a iniciativa de autonomia, como uma solução básica de compromisso 17-10-2019
O Gabão, terça-feira, diante da Quarta Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas, considerou que a iniciativa marroquina de autonomia constitui uma solução consensual, básica para resolver a disputa em torno do Saara marroquino. O representante do Gabão declarou aos membros do Comitê que seu país "apóia e saúda a iniciativa marroquina de autonomia, como perspectiva credível que permite não apenas o fim do impasse atual, mas também uma solução política negociada."
|
|