O Qatar a favor de uma solução política que garanta a soberania de Marrocos 15-10-2019
O Qatar reiterou, perante a Quarta Comissão das Nações Unidas em Nova York, o seu
apelo para uma solução política durável, baseada no compromisso para a questão
do Saara marroquino, visando a garantir o respeito da soberania e a integridade
territorial do Reino de Marrocos.Intervendo perante á Comissão, o representante do Qatar declarou o apoio de seu país aos esforços que visam alcançar uma solução para essa disputa regional, "no quadro do processo político, sob os auspícios do Secretário-Geral das Nações Unidas e de seu Enviado pessoal, conforme as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança, sobretudo a resolução 2468 de abril 2019, que respeita a soberania do Reino de Marrocos "sobre o seu território.
|
|
Os Eleitores saranianos destacam as realizações importantes nas regiões do sul 14-10-2019
Os Representantes eleitos representantes pelos habitantes das regiões sul do Reino, perante a Quarta Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas, destacaram os progressos e as conquistas socioeconômicas alcançados nessas regiões.
|
|
As intervenções latino-americanos destacam a relevância da iniciativa de autonomia marroquina 14-10-2019
As intervenções dos delegados da America Latina, perante a Quarta Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York destacaram a relevância da iniciativa de autonomia, considerada como uma solução apropriada para resolver o conflito artificial sobre o Saara Marroquino.
|
|
O relatório do Secretário-Geral destaca a estabilidade no Saara marroquino e os investimentos 11-10-2019
O Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório apresentado para o Conselho da segurança sublinhou que a situação no Saara marroquino é caracterizada de estabilidade, e os investimentos nas províncias do sul continuam. Recordando as bases da posição marroquina sobre a resolução do conflito regional e respeitando à "soberania marroquina total e no âmbito da iniciativa de autonomia", saudando assim o apoio da União Africana ao processo política das Nações unidas, e por outro lado denuncia as violações dos direitos humanos nos campos de Tindouf e a extorsão da Polisário contra as Nações Unidas a imagem da MINURSO, comissão das Nações unidas pela paz e segurança.
|
|
Guatemala manifestou o seu apoio à iniciativa marroquina de autonomia para o Saara 10-10-2019
A Guatemala declarou, nest segunda feira, o seu apoio favorável à iniciativa marroquina de autonomia preparada para resolver a questão do Saara, tal proposta constitui uma "base realista, séria e credível" para esse conflito regional.
|
|