O Marrocos enfatiza na reunião do Movimento de Não-Alinhado o respeito da integridade territorial 30-09-2019
Na reunião ministerial do Movimento de Não-Alinhados, à margem da 74a sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, o Ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Nasser Bourita enfatizou a necessidade de aderir aos princípios do Movimento, respeitando especialmente a integridade territorial e a soberania dos Estados e seus territórios.
|
|
Os Presidentes africanos reafirmam perante à Assembléia Geral seus apoios ao processo político exclusivo das Nações Unidas no Saara 30-09-2019
Os Presidentes de Burkina Faso, Roche Marc Christian Kaburi, de Comores, Othman Ghazali, de São Tomé e Príncipe, Evaristo de Espírito Santo Carvalho, reiteraram perante à Assembléia Geral das Nações Unidas seus apoios ao processo político exclusivo das Nações Unidas, com vista a encontrar uma solução política negociada e mutuamente aceitável para a questão do Saara marroquino. “O presidente da Burkina Fasso renovou o seu apoio ao processo político sob os auspícios exclusivos do Secretário-Geral das Nações Unidas, tendo em vista a alcançar uma solução política negociada e mutuamente aceitável para o conflito, conforme recomendado pelo Conselho de Segurança; desde 2007, incluindo a Resolução 2468, adotada em 30 de abril de 2019”
|
|
El Otmani reafirma o compromisso de Marrocos pelo multilateralismo na Assembléia Geral da ONU 26-09-2019
O Marrocos trabalha para uma solução política definitiva para o Saara, que respeita a sua soberania sobre o total de suas províncias do sul, inegociáveis .
O Chefe do Governo, Sr. Saâd Dine El Otmani reafirmou terça-feira, em Nova York, ao representar sua Majestade o Rei no no debate geral da 74ª sessão da Assembléia Geral da ONU, o apego de Marrocos, sob a liderança de sua Majestade o rei Mohammed VI, ao multilateralismo conforme "uma abordagem prospectiva e interativa" diante dos desafios globais.
|
|
Espanha defende a centralidade da ONU sobre a resolução do conflito do Saara marroquino 26-09-2019
O atual primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez defendeu na terça-feira a centralidade da ONU para alcançar uma solução "política, justa, duradoura e mutuamente aceitável" sobre a questão do Saara marroquino. "O governo da Espanha defende a centralidade das Nações Unidas e espera contribuir para com os esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas para alcançar, em cumprimento com as resoluções do Conselho de Segurança, uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável". Declarou o responável espanhol em seu discurso na ocasião da 74ª sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York.
|
|
Guatemala, proposta de uma solução que respeite a soberania marroquina 23-09-2019
A República da Guatemala declarou, sexta-feira, o seu apoio a uma solução contra a disputa em torno do Saara e que respeite a soberania nacional e a integridade territorial do Reino de Marrocos. "O Governo da República da Guatemala apoia os esforços de Marrocos para encontrar uma solução política contra esta disputa regional, considendo que a iniciativa de autonomia apresentada pelo Reino de Marrocos em 2007 constitui uma base realista, credível e séria para alcançar um resultado negociado entre as partes, no âmbito da integridade territorial de Marrocos e da sua soberania nacional ", destacou sexta-feira em Rabat, o vice-ministro de Relações Exteriores da Guatemala.
|
|