O Secretário-Geral da ONU nomeia o Major paquistanês Zia Ur Rehman para chefiar o Minurso 21-02-2019
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, anunciou quarta-feira a nomeação do Major da divisão paquistanesa, Zia Ur Rehman como novo Comandante da Força da MINURSO.O Major Ur Rehman sucede ao Major chinês Xiaojun Wang, cujo mandato terminou 17 de fevereiro de 2019, informou a ONU em um comunicado, acrescentando que o Secretário-Geral desta organização agradeceu ao Major Wang por "seu serviço exemplar e sua contribuição para o trabalho de Minurso ".
|
|
A União Africana: o caminho da sabedoria e objetividade no dossié do Saara Marroquino (Presidente fundador do Fórum Crans Montana) 18-02-2019
O Conselho de Paz e Segurança da UA, manipulado durante anos pelo argelino Smail Chergui, o qual não poderá evocar mais a questão do Saara ... porque a União Africana não tem legitimidade para o fazer " O presidente honorário e fundador da Montana Fórum Crans, Jean-Paul Carteron saudou o comportamento por não indicar ou referenciar o Saara marroquino no relatório final da trigésima segunda cimeira da União Africano, salientando que a União "tomou o caminho de sabedoria, objetividade e, assim, a credibilidade."
|
|
Marrocos saúda a Lei do Orçamento dos EUA 2019 sobre o uso de fundos para assistência no Saara 18-02-2019
O Reino de Marrocos saudou atravé de um comunicado á lei explícita do orçamento dos EUA pelo ano 2019, aprovada por ambas as casas do Congresso, sexta-feira passada, e endossada pelo presidente Donald Trump, referendo as "atribuições dirigida [a Marrocos], nos termos do Capítulo III, podendo ser usadas, também, para ajudar no saara."
|
|
Madrid defende a "centralidade da ONU" para uma "solução política" do Saara marroquino 15-02-2019
O ministro espanhol de Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, Josep Borrell, sublinhou , quinta-feira em Rabat, que seu país defende a "centralidade" de Nações Unidas para alcançar uma "solução" política "à questão do Saara no contexto de" resoluções relevantes "do Conselho de Segurança.
|
|
O Marrocos expressou "a sua apreciação " na sequência da adopção do Acordo de Pesca Marrocos-UE (DFAIT) 14-02-2019
O Marrocos expressou
nesta terça-feira a sua "apreciação" pela ação coletiva das
instituições europeias e dos estados membros da UE, após a votação do
Parlamento Europeu por uma grande maioria em Estrasburgo, o acordo de pesca
Marrocos-UE. .
"O Reino de Marrocos
exprimiu o seu agradecimento pela ação coletiva das instituições européias e
dos estados membros da UE (e) saudando o engajamento continuo a favor da parceria estratégica que os une ao Reino
de Marrocos", sublinhou o comunicado do Departamento de Relações
Exteriores e Cooperação Internacional.
|
|