A Ratificação do Acordo Agrícola: a posição de actores sarauís tem um impacto positivo sobre o Parlamento Europeu 17-01-2019
O Presidente da Região Dakhla, Ouald Dahab, Inja El Khatat declarou que a união dos actores locais nas regiões do Sul do Reino provocaram uma ressonância positiva no Parlamento Europeu. Isto veio após a ratificação do Parlamento Europeu, quarta-feira, 16 de janeiro em Estrasburgo, o acordo agrícola entre Marrocos e UE, com uma maioria esmagador de votos. Sr Khatat destacou na sua palavra o papel desempenhado por esses atores, parlamentares e eleitos, locais, regionais, representantes de câmaras profissionais, bem os atores da sociedade civil, exortando o Parlamento Europeu para ratificar o acordo agrícola e pelo papel do desenvolvimento para a região.
|
|
O Marrocos e a União Europeia assinam o acordo de pesca que engloba a região do Saara 14-01-2019
O Marrocos e a União
Europeia (UE) assinaram, em Bruxelas, nesta Segunda-feira, o acordo de pesca que
define as condições de acesso para a frota da UE, e as exigências de uma pesca
sustentável.
|
|
O Presidente do Corcas mantem-se com o Presidente do Parlamento Irlandês 09-01-2019
O Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos, Khalifenna Ould Errachid mantém-se nesta quarta - feira, 9 de janeiro, 2019, na sede do Conselho, com o Sr Seán Ó Fearghaíl, Presidente do Parlamento da República da Irlanda, que efectua uma visita de trabalho a Marrocos de 07 a 11 de janeiro do més corrente.
|
|
O Omã renova o apoio a favor da integridade territorial do Marrocos (Comunicado conjunto) 08-01-2019
O Omã renovou o seu apoio a favor da integridade territorial de Marrocos, exprimindo a sua consideração " pela sabedoria da liderança marroquina, baseada sobre uma solução pacífica da questão da causa nacional.´ No comunicado conjunto, emitido após a realização da quinta sessão do Comité Misto Marrocos- Omã (6 e 7 de Janeiro, 2019), em Muscat, sob a presidência do Sr. Nasser BOURITA, Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, e o Sr. Yousef Bin Alawi, Ministro encarregado das relações exteriores no Sultanato de Omã, pelo qual o lado de Omã renovou "em relação á questão do Saara marroquino, o apoio á unidade da integridade territorial de Marrocos, exprimindo a sua consideração pela sabedoria da liderança marroquina que visa a encontrar uma solução pacífica da causa nacional.."
|
|
O apelo de Marrocos pelo diálogo "franco e directo" com a Argélia compeu o imobilismo no Magrebe (jo 28-12-2018
O jornal dos Emirados
"Al Khalije" sublinhou na sua
edição de quinta-feira, 27 de dezembro de 2018, que o apelo lançado pelo
Marrocos à Argélia em favor de um diálogo "franco e direto" tem por
objetivo "romper o longo imobilismo que conhece a União do Magrebe ". Em um artigo
intitulado "O Magrebe aspira lançar no seu trigésimo aniversário", referente
ao jornal dos Emirados Árabes Unidos, explicando que "o longo imobilismo da
União do Magrebe se rompeu", referindo-se ao discurso de Sua Majestade o
Rei Mohammed VI que chamou em novembro, para um "diálogo franco e
direto" com a Argélia, por ocasião do 43º aniversário da Marcha Verde.
|
|