Diplomacia real, ma diplomacia pluralista por excelência com brilho internacional (Omar Hilal) 09-12-2024
O Embaixador e Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Omar Hilal declarou, sexta-feira passada em Dakhla, que a diplomacia de Sua Majestade o Rei Mohammed VI é uma diplomacia pluralista por excelência, com um brilho internacional, “tornando-o pelos adversários acomodante e invejável”. Num discurso durante o Fórum “Marrocos Diplomático-Saara” em Dakhla, o Sr. Hilal sublinhou: “A diplomacia real não se baseia num só pilar, mas sim uma diplomacia pluralista por excelência, gozando de um brilho internacional altamente invejável pelos adversários. Constituindo uma diplomacia de credibilidade sem esconder qualquer que seja a agenda.” Comprometida com“as convicções e crenças profundas na sua história.”
|
|
Assembleia Geral das Nações Unidas, supervisão do diferendo do saara marroquino sob exclusão do conselho da ONU 05-12-2024
A Assembleia Geral das Nações Unidas tem adoptado uma decisão, reiterando o seu apoio ao processo político em curso sob a supervisão exclusiva do Conselho de Segurança da ONU, tendo em vista encontrar uma saída ao litígio regional sobre o Saara marroquino.
|
|
Itália: oportunidades reais de investimento para as regiões do sul do Reino 03-12-2024
Uma delegação marroquina de alto nível, representando as regiões do sul do Reino, dos quais parlamentares, eleitos locais, responsáveis e autoridades regionais, reuniu-se no último sábado na cidade de Trento (nordeste da Itália), onde destacou as oportunidades de investimento nas regiões do sul do Reino. Durante esta reunião, que contou com diferentes responsáveis e empresários italianos, tal encontro foi caracterizado por actividades mantidas por personalidades competentes e associativos marroquinos de várias cidades de Itália, cuja atenção foi dada ao crescimento e dinamismo que conhece Marrocos sob a liderança esclarecida de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, além das circunstâncias adequadas aos investimentos e negócios, as regiões do sul do Reino.
|
|
Equador apoia autonomia para o Saara marroquino, após suspender o reconhecimento da “RASD” 03-12-2024
Foi ontem, segunda-feira, que a Ministra das Relações Exteriores e Mobilidade Humana da República do Equador, Gabriela Sommerfeld tem reiterado a decisão tomada por seu país ao suspender o reconhecimento da fictícia “República Saaraui” RASD, destacando a importância da iniciativa de autonomia para a região do saara, apresentada pelo Reino a ONU, 2007, para acabar com diferendo em torno do saara marroquino.
|
|
Conselho de Cooperação do Golfo mantém posições firmes de apoio ao Saara Marroquino 02-12-2024
O Conselho Supremo de Cooperação do Golfo sublinhou, domingo passado, considerando, as “posições e decisões firmes de apoio à marrocanização do Saara, e à preservação da segurança, estabilidade e integridade territorial do Reino de Marrocos”.
|
|