Sr. Guterres suda Marrocos pelo cessar-fogo e a cooperação das Forças Armadas Reais com MINURSO 29-10-2024
No seu relatório ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres saudou o Marrocos pelo cessar-fogo e a cooperação exemplar das Forças Armadas Reais para com a MINURSO. O sr Guterres tem dito que o Representante Especial e o Comandante da Missão tem apresentado, Fevereiro de 2024, o plano da cessação das hostilidades durante o mês sagrado do Ramadão, considerando que “as Forças Armadas Reais responderam, 26 de Fevereiro, mantendo o seu 'compromisso com tais acordos'”, sem qualquer dúvidas sobre o compromisso do cessar-fogo por parte do Marrocos. O Secretário-Geral anotou que “a MINURSO continuou a reforçar a coordenação e a cooperação” com as autoridades marroquinas, tanto civis como militares.
|
|
Secretário-Geral da ONU informa o Conselho de Segurança da dinâmica e abertura de consulados-gerais no Saara Marroquino 29-10-2024
No seu relatório anual sobre o Saara Marroquino junto aos membros do Conselho de Segurança, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres tem destacado que o Chade tem aberto o seu Consulado Geral em Dakhla, 14 de Agosto passado, totalizando29 nas províncias do sul, representando cerca de 42 por cento dos países africanos.
|
|
Sr Guterres, preocupado com a obstrução da Argélia ao processo político no Saara marroquino 28-10-2024
Foi no último relatório do Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, que o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, revelou certa dificuldade, caracterizada no sentido de alcançar progressos no processo político no Saara Marroquino, engajado pelo seu enviado pessoal ao Saara. O relatório tratou do Enviado Pessoal da ONU para o saara, conduzindo consultas bilaterais informais com as partes, mas sem que tais levar a relançar o processo político com o objectivo de avançar para uma solução pacífica, e duradoura da disputa regional sobre o Saara Marroquino.
|
|
Secretário-Geral da ONU recorda o papel da Argélia no conflito sobre o Saara marroquino 28-10-2024
Foi no relatório anual do Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, que o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres tem mencionado, com base no comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino, 25 de Julho 2024, no qual anunciou a “forte denúncia”, na sequência da decisão da França que apoia a soberania de Marrocos sobre o seu Saara, considerando tal decisão como algo “inesperado, insucedido e inútil”.
|
|
Secretário-Geral das Nações Unidas recomenda prolongar a missão da MINURSO no Saara marroquino 25-10-2024
Foi na semana passada que o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, tem publicado o seu relatório anual sobre o Saara marroquino, recomendando que o Conselho de Segurança da ONU prolongue a missão da MINURSO por um período de 12 meses, ou seja até 31 de outubro de 2025.Tal como em anos anteriores, este relatório analisa os desenvolvimentos da questão do Saara marroquino, no terreno e a nível internacional. Tratando-se da visão geral do desenvolvimento do processo político desde Outubro passado, até ao presente.
|
|