As ONGs latino-americanas denunciam as violações dos direitos humanos pelo Polisario em Tindouf 11-07-2018
As ONGs latino-americanas de direitos humanos e Associações da sociedade civil denunciaram as graves violações dos direitos humanos cometidas pela Polisário nos campos de Tindouf, em violação flagrante do direito internacional, humanitário dos direitos humanos. Em um comunicado divulgado segunda-feira junto ao MAP, a Fundação Global Africa Latina, reunindo atores culturais e acadêmicos de vários países da América Latina, como as organizações Socpinda no México, a Associação Civil Urbana do México, a organização dos direitos humanos do Estado de Oaxaca, o Comitê para a Paz Mundial, os Direitos dos Municípios da República Dominicana, a Corporação de Educação e a Empresa Cormun do Peru, as quais denunciaram o clima de terror imposto pela Polisário no acampamentos de Tindouf, onde as "mulheres saarauis, vítimas de tratamento desumano, sequestradas e privadas das liberdades os mais elementares".
|
|
A CPM, congratula-se pela rejeição do Parlamento Europeu da emenda hostil a Marrocos 09-07-2018
A Comissão Parlamentar Mista UE-Marrocos (CPM), lado marroquino, congratula-se pelo voto, quinta-feira durante a sessão plenária no Parlamento Europeu em Estrasburgo, relativo a uma emenda hostil ao Marrocos, sublinhando que a rejeição desta emenda reflecte uma decisão de Consciência dos eurodeputados das manobras fomentadas pelos inimigos da integridade territorial de Marrocos.
|
|
Londres tomou nota dos esforços "sérios e confiáveis" do Marrocos para o regulamento da questão do Saara 06-07-2018
O Reino Unido declarou ter "tomado nota" dos esforços "sérios e confiáveis" de Marrocos que visam "avançar" no sentido de resolver à questão do Saara.
Londres expressou esta posição no acordo sob a forma de uma troca de cartas que estabelece o diálogo estratégico marroquino-britânico, pelo qual iniciou os trabalhos quinta-feira em Londres sob a presidência do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Nasser Bourita, e o secretário de Estado britânico para Assuntos Estrangeiros e Commonwealth, Boris Johnson.
|
|
Uma delegação do Parlamento Andino, informada sobre a dinâmica do desenvolvimento da região de Laayoune 05-07-2018
Uma delegação do Parlamento do Grupo Andino realizou uma visita a Laayoune, quarta-feira, para tomar conhecimento da dinâmica do desenvolvimento da região em diferentes domínios. Durante a visita, os membros da delegação, liderada pelo presidente do Parlamento Andino, Fernando Mesa, mantiveram um conjunto de reuniões com autoridades locais, membros do conselho municipal, bem como os sábidos e notáveis das tribos saarauis.
|
|
A decisão da UA sobre a questão do Saara marroquino recorda não tem um processo paralelo ao da ONU 04-07-2018
A "importante decisão" tomada domingo pelos Chefes de Estado e de Governos da União Africana (UA) sobre a questão do Saara marroquino consagra a primazia do processo da ONU na gestão da questão do Saara marroquino e recorda que "Não há um processo paralelo", sublinhou Nasser Bourita, ministro de Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, em Nouakchott.
|
|