|
O Conselho da UE adopta o acordo de pesca que engloba a região do Saara com o Marrocos 30-11-2018
O acordo prevê benefícios socioeconómicos para os habitantes saarauis em termos deempregos, de infra-estruturas, de serviços sociais, de criação de empresas, de formação e desenvolvimento, bem como de modernização do sector de pesca.
|
|
|
A Bélgica é a favor para um diálogo bilateral entre Marrocos e Argélia 29-11-2018
O Vice-Primeiro-Ministro belgo, Ministro de Relações
Exteriores e Europeus, Didier Reynders
declarou, terça-feira em Rabat, sobre a posição favorável do seu país a um
diálogo bilateral entre Marrocos e Argélia, no quadro do apelo Real para o estabelecimento de um mecanismo
político bilateral de diálogo e de consulta com vistas a resolver todas as
disputas entre os dois países e trabalhar diante dos desafios regionais e
transnacionais. "Estou muito
feliz de ver o prometido Rei Mohammed VI formular um apelo para uma retomada do
diálogo bilateral com a Argélia, e foi ao
lado de todos os diálogos que possam existir, que seja no âmbito da União do
Magrebe árabe ou em Genebra e diante das questões mais específicas que se
referem ao Saara ", sublinhou Reynders, durante uma coletiva de imprensa
depois de suas conversações com o ministro de Relações Exteriores e Cooperação
Internacional, Nasser Bourita.
|
|
|
Os eleitos sarauis chamam o Parlamento Europeu para adotar os acordos de pesca e agricultura 29-11-2018
Os eleitas e os atores
das províncias do sul do Reino de Marrocos chamam, terça-feira, o Parlamento
Europeu para que se adote os acordos de pesca e agricultura entre Marrocos e a
União Européia (UE), visto o impacto direto sobre o desenvolvimento desta
região.
|
|
|
O Presidente do Corcas mantém-se conversações com o presidente do Parlamento Pan-Africano 28-11-2018
Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos mantém-se, terça-feira, 27 de Novembro de 2018, com Roger Nkodo Dang, Presidente do Parlamento Pan-Africano, que efectua uma visita de trabalho de 26 a 29 de novembro, para o Reino de Marrocos.
|
|
|
O Marrocos aguarda uma reação oficial da Argélia sobre a Iniciativa de Diálogo e consultas 27-11-2018
O pedido da Argélia de realizar uma reunião ministerial da UMA se inscreve numa iniciativa da construção regional e não atende a Iniciativa Real, anunciada no discurso real.
O Marrocos continua sendo "aberto e otimista" quanto ao futuro das relações com a Argélia, reiterando o seu pedido junto às autoridades argelinas para que anunciassem oficialmente sua reação em relação à Iniciativa real. Ela visa estabelecer um mecanismo político e de diálogo e consulta bilateral, sublinhou o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional.
|
|
|