o durante a primeira visita às províncias do Sul do Reino 03-07-2018
O enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sara marroquino, Sr. Horst Koehler exprimiu Domingo "a satisfação durante a sua visita às províncias do sul do reino, sublinhando que esta visita permitiu-lhe" aprofundar sua compreensão sobre o dossiê". Sr Koehler, em um comunicado no aeroporto Hassan I a Laayoune, na sequência da sua visita às províncias do Sul do Reino tem "dito estar satisfeito com esta visita, pela qual estabeleceu contato com muitas pessoas e conheceu diferentes lugares na região", anotando a este respeito, as diferentes reuniões frutíferas.
|
|
Os responsáveis de Dakhla-Oued Eddahab reafirmam ao Sr. Horst Köhler que a autonomia é a solução para a questão do Saara 02-07-2018
Os eleitos, sábios e notáveis das tribos sarauís, na região de Dakhla Oued Ed-Dahab reafirmaram, sábado na margem de uma reunião em Dakhla com o enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Saara Horst Köhler que a iniciativa de autonomia constitui a única solução para a resolução do conflito artificial em torno do Saara marroquino. Durante o encontro, na presença do Embaixador, Representante Permanente de Marrocos junto ás Nações Unidas, Omar Hilal, e diante dos diferentes intervnientes colocaram em frente o caráter sério e realista do plano de autonomia marroquino, o qual goza de um apoio generalizado por parte da comunidade internacional, exortando o Sr. Köhler a apoiar esta iniciativa que garante a dignidade, a liberdade e os direitos da população local.
|
|
AA Cimeira da União Africana marca o avanço substancial de Marrocos no dossiê do Saara 02-07-2018
A cimeira da União Africana (UA) no Nouakchott marcou o avanço substancial de Marrocos na questão nacional, e o relatório apresentado no domingo para os Chefes de Estado e Governamento da UA reconhece a primazia do processo da ONU na gestão da questão do Saara marroquino.
|
|
O Conselho participa num simpósio a Dakhla sobre o Plano do Desenvolvimento Integrado 29-06-2018
O Dr. Maouelainin Ben Khalihenna, Secretário-Geral do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos participa nas atividades de um seminário sobre o "Plano do desenvolvimento integrado das regiões do sul", organizado quinta-feira, no conselho da Câmara dos conselheiros no Palácio de Conferências em Dakhla, em parceria e coordenação com as três regiões das províncias do Sul, sob o alto patrocínio da Sua Majestade o Rei Mohammed VI.
|
|
Os Deputados e eleitos do região do sul renovam o compromisso e apoio a iniciativa de autonomia 29-06-2018
Os parlamentares eleitos da região de Laayoune Sakia El Hamra renovaram, Quinta-feira, durante um encontro com o Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. Horst Koehler, seus compromissos perante à proposta marroquina de autonomia, considerada realista e séria, 2007, que inicou as negociações, através do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saarianos, considerando-a pelo reino e pelo povo como a única solução definitiva para o conflito do saara marroquino.
|
|