Corcas participa do trabalho da 38ª sessão do Conselho de Direitos Humanos 22-06-2018
O Conselho Real dos Assuntos saranianos, junto com uma delegação oficial do Reino de Marrocos participa na trigésima oitava sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que ocorre de 18 de junho a 6 de julho de 2018, no Palácio das Nações Unidas em Genebra. O Corcas, representado por uma delegação composta por Moulay Ahmed Mghizlate, membro do Conselho e Hassan Sbaï, chefe do gabinete do Conselho Real, nesta sessão particular, que suscitou o debate sobre a retirada dos Estados Unidos da América do Conselho de Direitos Humanos.
|
|
O Presidente do Corcas recebe o presidente da Comissão de Relações Externas do Parlamento paraguaio 21-06-2018
Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos, reuniu-se quinta-feira 21 de junho de 2018, na sede do Conselho com o Sr Walter Harms, Presidente da Comissão dos Assuntos Externos da Câmara dos Deputados da República do Paraguai.
|
|
Aliar-se ao lado da Polisario, a África do Sul em contradição com a maioria dos países africanos (jornal sul-africano) 18-06-2018
O Mail & Guardian, Quotidiáno da África do Sul de grande circulação criticou, terça-feira, a posição da África do Sul sobre a questão do Saara, apontando que ao se aliar aos separatistas da Polisário, a Pretória se contradiz diante da maioria dos países africanos. O apoio político da África do Sul ao chamado Rasd (autoproclamado entidade fantasmagórica dos separatistas do Polisario) coloca a Pretória em desacordo com a mais da metade dos membros da União Africana (UA), sublinhou o jornal numa análise sobre o papel que Pretória deve desempenhar depois de sua recente eleição como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU.
|
|
A questão do Saara marroquino é uma questão de integridade territorial e não de "descolonização" (Embaixador Hilale) 14-06-2018
Intervendo na reunião do Comité dos 24 em Nova Iorque, o Embaixador, Representante Permanente do Reino de Marrocos para as Nações Unidas, Omar Hilale reafirmou que a questão do Saara marroquino é uma questão de integridade territorial e não de forma alguma de "descolonização".
|
|
O Apoio firme e franco à Iniciativa Marroquina de Autonomia no Comitê de 24 da ONU 13-06-2018
A Iniciativa Marroquina de Autonomia para a Região do Saara foi fortemente apoiada pela maioria dos estados membros do Comité de 24, Órgão Subsidiário da Assembleia Geral da ONU. Esta Iniciativa, considerada como séria e credível pelo Conselho de Segurança desde 2007, ela visa alcançar uma solução política negociada e definitiva para a disputa regional sobre o Saara Marroquino. Os Embaixadores e Representantes da Costa do Marfim, de Serra Leoa, de Guiné, do Senegal, do Gabão, de Granada, de Dominica, da Antígua Barbuda, de St Lucia, de St. Kitts e Nevis e de Papua Nova Guiné exprimiram na reunião anual do C24, realizada segunda-feira na sede da ONU, o apoio total de seus respectivos países para o processo político sob a égide exclusiva das Nações Unidas.
|
|