Rei do Marrocos felicita o Sr. Donald Trump por sua reeleição, Presidente dos Estados Unidos 07-11-2024
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI dirigiu uma mensagem de felicitações ao Sr. Donald Trump pela ocasião da sua reeleição, como Presidente dos Estados Unidos da América. O telegrama de Sua Majestade o Rei declarou: “Por ocasião da sua reeleição como Presidente dos Estados Unidos da América, temos o prazer de lhe enviar as minhas mais calorosas felicitações, sinceros votos do sucesso em seus sublimes trabalhos e esforços em prol do povo americano”. A Sua Majestade o Rei acrescentou ao dizer: "A sua importante vitória nestas eleições constitui um verdadeiro reconhecimento do seu elevado espírito patriótico e firme compromisso em defesa dos interesses dos Estados Unidos da América, e a titulo de amigo e aliado de longa data."
|
|
Rei de Marrocos dirige um discurso pela ocasião do quadragésimo nono aniversário da Marcha Verde 06-11-2024
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, proferiu esta noite, quarta-feira, 6 de Novembro 2024, um discurso sublime a nação marroquina pela ocasião do quadragésimo nono aniversário, coincidindo com a recuperação do Saara marroquino, através da Marcha Verde.
Eis o texto integral do discurso real:
|
|
Comemoração do 49º ano da Marcha Verde, renovação dos laços de lealdade e perseverança entre o palácio e povo 05-11-2024
Amanhã, quarta-feira, o povo marroquino vai celebrar o 49º aniversário da vitoriosa Marcha Verde, um épico histórico que reflete as imagens de coesão entre o trono alauita e o povo marroquino, unido em prol da independência nacional e consolidação da unidade territorial sagrada.
|
|
Papel das Nações Unidas no Saara marroquino é da competência do Secretário-Geral e Conselho de Segurança (Omar Hilal) 05-11-2024
O Embaixador e Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Omar Hilal tem confirmado que a avaliação do papel das Nações Unidas na questão do Saara marroquino é da competência exclusiva do Secretário-Geral das Nações Unidas e do Conselho de Segurança da ONU. Foi em resposta a uma pergunta sobre a leitura do Marrocos do comunicado do Enviado Pessoal do Secretário-Geral para o Saara Marroquino, Staffan de Mistura, no seu recente briefing ao Conselho de Segurança, sobre a reavaliação do papel das Nações Unidas na questão do Saara, e nos próximos seis meses, à luz da ausência de progressos no processo, o Sr. Hilal respondeu: Durante uma entrevista à imprensa, esclarecendo que a “reavaliação do papel das Nações Unidas na questão do Saara, isso não quer dizer que isso não seja da sua jurisdição, mas sim da jurisdição central do Secretário-Geral e dos membros do Conselho de Segurança.”
|
|
Entrevista do Nasser Bourita pelo jornal - Le Point 05-11-2024
A posição da França sobre o Saara marroquino insere-se no quadro de uma dinâmica global, graças aos reconhecimentos explícitos da soberania marroquina sobre o Saara, das abertura de cerca de trinta consulados em Laayoune e Dakhla, bem como do crescente apoio ao plano de autonomia, solução definitiva desta disputa regional.
|
|