Saara marroquino : a Suazilândia renovou o seu apoio a Marrocos em relação ao dossiê do saara 16-06-2017
O Ministro da Suazilândia de Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, , Mgwagwa Gamedz reiterou, quinta-feira em Rabat, o apoio de seu país para Marrocos a respeito da questão do Saara, saudando as relações "fraternais e históricas", que unem os dois países. Sr Gamdez, em um comunicado à imprensa, após suas conversas com o Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Nasser BOURITA, sublinhou que "a posição da Suazilândia foi e continuará a ser muito claro sobre a questão do Saara, apoiamos plenamente o Marrocos".
|
|
A iniciativa marroquina é "a única positiva" para levar a uma solução política do Saara 14-06-2017
"Profundamente preocupado" pela situação dos direitos humanos nos campos de Tindouf, "os únicos no mundo pelos quais um censo não tem sido realizado"
A iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos em 2007 para resolver o diferendo artificial sobre o Saara marroquino é a"única iniciativa positiva" capaz de alcançar um acordo político em conformidade com as Nações Unidas, sublinhou terça-feira em Nova York, a Embaixadora de Grenada junto à Organização das Nações Unidas, Keisha McGuire."A iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos, 11 de abril de 2007 é a única iniciativa positiva que oferece as melhores oportunidades para alcançar uma solução política" de acordo com o Conselho de Segurança que " não cessou de chamar a uma solução política e mutuamente aceitável diatedo conflito "sobre o Saara marroquino, declarou Sra. McGuire na reunião da Comissão especial de 24 (C24) da Assembleia Geral da ONU.
|
|
O Comitê 24 da ONU recusa a audiência para os cinco intervenientes da Argélia sobre a questão do Saara 13-06-2017
Muitos países da África, do Caribe e da Ásia apoiaram fortemente a participação de dois eleitos duas regiões do Sul do Reino nos trabalhos do comitê 24 das Nações Unidas.
Muitos destes países tinham assinado em comum uma carta dirigida ao Presidente da Comissão, na margem da última Conferência do Caribe, chamando-os para escultar os dois eleitos da região do saara. Diante da insistência desses países, o Presidente da Comissão, o embaixador da Venezuela junto às Nações Unidas a favor da agenda argelina virou de forma súbita a submeter ao voto, pela primeira vez na história do Comité a proceder desta forma, uma vez que este comité tomava suas decisões pelo consenso.
|
|
O tribunal panamenho recusa a retenção solicitada pelo Polisario da carga de fosfato proveniente de 12-06-2017
O tribunal nacional não é competente ao sujeito do assunto político internacional e da carga que não pertence ao requerente.
A decisão do Tribunal Marítimo do Panamá, afirmando que não há nenhuma evidência demonstrando que a Frente Polisário é o proprietário da carga de fosfato marroquino proveniente de Phosboucraa, rejeitando implicitamente qualquer ligação entre esta entidade fantoche e a terra onde foi extraído o fosfato, afirmou Abdelhak Bassou, estratégias de segurança e da defesa no centro dos estudos e da pesquisa "política do OCP"
|
|
Corcas toma parte do trabalho da 35ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos 09-06-2017
O Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos participou junto com a delegação oficial do Reino de Marrocos, no Trigésimo quinta sessão do Conselho dos Direitos Humanos, realizada de 06-23 de junho de 2017, no Escritório das Nações Unidas ONU em Genebra.
|
|