As Reacções muito favoráveis pela retomada de Marrocos de seu estatuto dentro da instituição Africana - 01-02-2017
A esmagadora maioria dos países africanos que suportaram na segunda-feira 30 de janeiro, o regresso de Marrocos à União Africana, na margem da primeira reunião plenária da 28ª sessão da Cimeira da União Africana, que se realizou em Addis Abeba, capital da Etiópia. De acordo com a Presidência da Comissão Africana, 39 Estados já exprimiram os seus apoios ao retorno de Marrocos à União. Este retorno suscitou uma onda de boas-vindas e de entusiasmo tanto ao nível Africano como fora do Continente Africano, Europa e América. Nas seguintes reações registradas terça-feira, o dia da entrada oficial do Reino à UA, e depois do discurso da SM o rei diante de seus pares africanos em Addis Abeba.
|
|
O Rei de Marrocos dirige um discurso diante da 28 Cimeira da (UA) em Addis Abeba 01-02-2017
Apesar dos anos em que estamos ausentes da União Africana, os nossos laços, nunca se romperam, ficaram fortes, e os países africanos irmãos podem sempre contar com nós.
Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, pronunciou nesta terça-feira um discurso na 28 Cimeira da União Africana (UA) em Addis Abeba
Eis a seguir o discuros real integral:
|
|
O retorno triunfal do Reino de Marrocos à União Africana Addis Abeba 31-01-2017
Addis Abeba – A maioria esmagadora dos países africanos apoiaram o retorno de Marrocos à União Africana, durante a vigésima oitava sessão da Organização Africana, realizada em Adis Abeba. De acordo com a presidência da União Africana, 39 países expressaram apoio a Marrocos para o retorno à dobra da União: Este retorno é o fruto da pró-activa política e contínua da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, bem como da sua visão real para o desenvolvimento da cooperação Sul-Sul e de uma parceria ganhar-ganhar, com vista a defender a primeira causa nacional.
|
|
A SM o Rei mantém com o Presidente da Guiné antes de sua eleição para a presidência da UA 30-01-2017
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, teve no domingo em Addis Abeba um encontro com o Presidente da República da Guiné, Alpha Condé, que foi eleito presidente da União Africana (UA ).
|
|
SM o Rei oferece em Addis Abeba uma recepção em honra dos chefes e dos Governo participantes 30-01-2017
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, ofereceu na noite de domingo em Addis Abeba, uma recepção em honra dos Chefes de Estado e de Governo, à margem da 28 cimeira da União Africana (UA).Esta recepção contou com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, e o Presidente palestino, Mahmoud Abbas.
|
|