A Assembleia Geral das Nações Unidas: a derrota esmagadora da Argélia frente a Marrocos 01-06-2017
O Marrocos assume o Vice-Presidente da Assembléia Geral e Vice-Presidente da Quatra Comissão encarregada da descolonização.
Na quarta-feira passada, o Marrocos foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em detrimento da Argélia, como Vice-Presidente da Quatra Comissão encarregada pela descolonização. Esta vitória veio depois de ter eleito Marrocos neste mesmo dia, como Vice-Presidente da Assembleia Geral
|
|
A Comissão Europeia reagiu fortemente a resposta de alguns deputados europeus 31-05-2017
Os acordos comerciais com Marrocos envolvem um conjunto de "águas territoriais do Reino de Marrocos, incluindo o Saara"
A Comissão Europeia reagiu fortemente em resposta a alguns deputados da Câmara dos Deputados depois de algumas manobras tentadas dentro dos corredores do Parlamento Europeu, com vista a suspeitar os acordos comerciais entre a UE e o Marrocos. A resposta do Comissário Europeu, encarregado da pesca marítima, Carmeno villa, publicada pelo Parlamento Europeu, na terça-feira, veio para pôr fim às manobras daqueles deputados conhecidos a favor da agenda da Argélia, sendo que ele assegurou-lhes que o acordo sobre a pesca marítima entre Marrocos e a União Europeia desrespeita o conjunto das "águas territoriais do Reino de Marrocos, incluindo do saara: Isso "envolve as considerações que garante a" absoluta harmonia com o direito internacional e preserva os interesses de toda a população em questão".
|
|
As forças do Polisario obrigam as populações de Tindouf a viver em condições desumanas (Jornal peruano) 26-05-2017
A Polisário obriga as pessoas dos campos de Tindouf (sul da Argélia) a viver em condições desumanas na ausência de estruturas mínimas de subsistência, escreveu o jornal peruano " el Expreso" em um artigo publicado terça - feira, 23 de Maio 2017. Em uma análise assinado por Martha Chavez, escritor e ex-presidente do Parlamento do Peru, Expreso o diário revela que "o Polisario obriga as pessoas nos campos de Tindouf a viver em condições desumanas, na ausência dos direitos ao priva-los de serviços básicos e de oportunidades de emprego ".
|
|
A Câmara Francesa do Comércio e Indústria abre uma filial em Laayoune 25-05-2017
O programa da Regionalização avançada no saara acompanha o projeto dos investidores no Marrocos da África, notadamente dos países sub-saaranianos.
A Câmara de Comércio e da Indústria francesa criou uma filial na região de Laayoune Sakia El Hamra, tendo em vista fortalecer as relações com os actores económicos nas províncias do Sul, bem como consolidar a presença desta instituição na região. O Presidente da Câmara francesa, Philippe Adrien Klein destacou na margem de encontro, terça-feira passado, pelo qual participou as autoridades locais e os representantes de órgãos eleitos da direção, que "a criação desta delegação em Laayoune depois de apenas de um mês e meio da primeira visita efetuada pela Câmara francesa para as províncias do sul reflete assim o cuidado e a atenção para esta região”.
|
|
A participação do Corcas no Seminário do Comité dos 24 do Caribe 24-05-2017
O Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos, representado pelo seu Vice-Presidente, Khaddad Moussaoui participou no seio de uma delegação marroquina no trabalho desta comissão especial, tendo em vista estudar a implementação da Declaração sobre a Concessão de Independência aos países e aos povos coloniais, conhecida também como "Comitê dos 24". Este Seminário das Caraíbas teve lugar 16 a 18 de maio de 2017 em São Vicente e nas Granadinas.
|
|