O Corcas participa em Genebra no Painel de Alto Nível sobre o diálogo em presência do Presidente Macky Sall - 23-03-2017
Lançamento do premio Macky Sall visa a promover a resolução pacífica de conflitos em África
Os Representantes do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos (CORCAS) na 34ª sessão do Conselho de Direitos Humanos em Genebra, Saadani Maouelainin, Moulay Ahmed Mghizlat e Hassan Sbai participaram, terça-feira 21 março, 2017, conforme o Painel de Alto Nível do centro independente de pesquisa e da iniciativa pelo diálogo (ICRID) à margem da sessão em Genebra, presidida pelo Presidente do Senegal Sr. Macky Sall. Durante o seu discurso inaugural, o presidente Macky Sall elogiou e homenageou a participação do Marrocos no lanmcamento deste "premio Macky Sall para o Diálogo em África", ele tem sido apresentado oficialmente em 13 de dezembro, em Genebra.
|
|
Saara: Marrocos enquadra o debate no Conselho dos Direitos Humanos 23-03-2017
A diplomacia marroquina teve que colocar mais uma vez à Argélia no seu devido lugar, depois das repetidas manobras, visando a desviar os debates do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, evocando as alegações tendenciosas sobre a situação no Saara marroquino.
|
|
O Fim dos trabalhos da terceira edição do fórum Crans Montana em Dakhla, com mais de 1.500 participantes 22-03-2017
O Marrocos é o único país "seguro e estável" da região onde se pode abordar, sem complexidades as tremáticas vitais em prol da África e dos africanos.
O trabalho da 28ª sessão do prestigiado Fórum Crans Montana (CMF) que se encerrou segunda-feira a bordo do navio de cruzeiro Rhapsody CNG, após cinco dias de profundos debates e frutíferos sobre o desenvolvimento da África e a cooperação Sul-Sul .
A terceira edição consecutiva da FCM em Dakhla, que prosseguiu seus trabalhos a bordo do GNV a destinação de Casablanca a partir de domingo, tendo cumprido todas a suas promessas, permitindo de levar a voz da África para o mundo, através de intercâmbios sinceros e transparente sobre a realidade, a riqueza, os problemas, os desafios e as perspectivas de desenvolvimento do continente. Mais de 1.500 participantes, cujas personalidades internacionais de alto nível deram o compromisso em Dakhla, o milagre "Africano e mundial" para debatir os problemas da África e restaurar o equilíbrio para que os africanos possam viver com dignidade.
|
|
A Espanha "não mudou a sua posição" em relação ao dossiê do Saara - 21-03-2017
A Espanha "não mudou a sua posição" em relação à questão do Saara, reiterando a sua "plena disposição" a prosseguir seus esforços no sentido de contribuir para o desenvolvimento da relação estratégica entre o Marrocos e a União Europeia (UE ), salientou a Porta-voz do Ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Ana Rodriguez. Em um comunicado recebido segunda-feira pelo MAP, o Embaixador do Reino de Espanha no Marrocos, o Sr. Ricardo Díez-Hochleitner, tem destacado o comunicado da Porta-voz sobre "a importância das relações hispano-marroquinas" após a informação publicada sobre a posição do Madrid sobre a questão do Saara.
|
|
Dakhla, a pérola do Sul, abriga o grupo da elite mundial para o prestigiado Fórum Crans Montana 17-03-2017
A terceira edição abre o caminho para uma reflexão aprofundada sobre a África do século XIX
Depois do sucesso inegável que marcou as duas edições anteriores, a cidade de Dakhla, Pérola do Sul de Marrocos, acolhe de 16 ao 21 de Março o grupo de elite do mundo da política, da economia e das finanças para o prestigiado Foram Crans Montana (CMF) "Rumo à nova África do século XXI. A estabilidade, a coesão e a solidariedade para um desenvolvimento sustentável. O papel crucial de Marrocos em África "trata-se do tema escolhido pelos organizadores para prestar homenagem ao continente do solo marroquino e Africano.
|
|