O Marrocos acolheu favoravelmente as disposições do orçamento dos EUA de 20017 relativas ao Saara marroquino 09-05-2017
O Reino de Marrocos acolheu favoravelmente as disposições relativas ao Saara marroquino, envolvendo a Lei do Orçamento de 2017 dos Estados Unidos da América, aprovado pelo Congresso e promulgado, sexta-feira pelo presidente Donald Trump, declarou o departamento do Ministério de negócio e da cooperação internacional em um comunicado. Esta lei prevê que os fundos destinados para Marrocos são também utilizados no Saara marroquino. De fato, a lei prevê que "os fundos atribuídos [a Marrocos] no ítulo III ... devem ser disponibilizados para a assistência no Saara Ocidental", indicou o comunicado.
|
|
Malawi apoia os esforços engajados desde 2007 para a solução política da questão do Saara 08-05-2017
O Malawi retirou o seu reconhecimento para a fantasmagórica "RASD", declarou, sexta-feira, em Rabat, o ministro do Exterior do Malawi, Sr. Francis Kasaila. "A República do Malawi decidiu retirar o seu reconhecimento para a RASD que ela reconheceu 06 de março de 2014, passando a manter uma posição neutra em relação à disputa regional do Saara", sublinhou Kasaila durante uma conferência de imprensa após uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros e da cooperação internacional, Sr. Nasser Bourita.
|
|
A UE saúda a aprovação pelo Conselho da ONU a resolução 2351 sobre o Saara 05-05-2017
A União Europeia encoraja as partes "para aproveitar esta abertura criada pela decisão para trabalhar em prol de uma paz duradoura"
A União Europeia (UE) saudou a adopção da resolução 2351 pelo Conselho da Segurança da ONU sobre a questão do Saara, declaro, sábado, em Bruxelas, uma porta-voz da UE."A União Europeia saudou ainda a aprovação desta resolução do Conselho de Segurança da ONU que renova o mandato da Munurso até 30 de abril de 2018 ", sublinhou a porta-voz em um comunicado dirigido à MAP.
|
|
Washington saudou o caracter sério, credível e realista do plano de autonomia marroquina para o Saara 04-05-2017
Os Estados Unidos reiteraram seu apoio ao plano de autonomia marroquino para o Saara; eles "continuam a considerar como estando sério, credível e realista este plano marroquino que visa acabar com este diferendo." o que foi declarado pelo embaixador Michele J. Sison, Representante Permanente Adjunto dos Estados Unidos para as Nações Unidas na margem da imprensa, sexta-feira passada. Em sua declaração após a adopção, por unanimidade dos membros do Conselho da ONU, da resolução 2351 que prorroga por mais um ano o mandato da MINURSO ou seja até 30 de Abril de 2018, o diplomata norte-americano sublinhou que Washington vai continuar a "considerar o plano de autonomia como sério, credível e realista, considerado uma abordagem potencial para satisfazer as aspirações do povo do Saara e gerir seus próprios assuntos em paz e dignidade ".
|
|
Saara. a França sauda a aprovação por unanimidade da nova resolução do Conselho Segurança da ONU 03-05-2017
A resolução reafirma a importância de relançar sem prazo o processo político e o plano de autonomia, o qual é considerado como uma base séria para uma solução negociada
A França saudou esta terça-feira 28 de Abril a aprovação por unanimidade pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, a resolução 2351, renovando por um ano o mandato da MINURSO. "A França, satisfeita da adoçao por unanimidade no dia 28 de Abril pelo conselho da Segurança da ONU a resoluçao 2351 renovando o mandato da Minurso por um ano, congratulando ainda pelo trabalho realizado em prol da paz e da estabilidade da região", declatou o porta-voz do Ministério do Exterior francês, Romain Nadal.
|
|