A UPA apoia a iniciativa da S.M. o Rei, do retorno do reino para a União Africana 10-11-2016
A União Parlamentar Africana (APU) expressou quarta-feira o seu apoio à iniciativa de S.M. o rei Mohammed VI regressar Marrocos à União Africana (UA).
Os membros da UPA e o conjunto dos delegados, reunidos de 5-9 de Novembro, em Rabat, por ocasião da 69ª sessão do Comité Executivo e da 39 Conferência, "apoiando a iniciativa de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, relativa ao regresso do Reino de Marrocos na família institucional Africana ", sublinhou Marie Ange Lukiana, deputada nacional e Presidente da delegação da República Democrática do Congo (RDC), que deu a leitura do encerramento da 39ª conferência a uma moção de agradecimento e de gratidão a Sua Majestade o Rei e às autoridades marroquinas.
|
|
O Presidente do Senegal: pronunciar o discurso da Marcha Verde em Dakar mostra a escolha de Sua Majestade, falar da África aos africanos 08-11-2016
A decisão de pronunciar o discurso da Marcha Verde da capital senegalesa Dakar mostra a escolha de Sua Majestade o Rei Mohammed VI "falar para a África e os africanos", sublinhou o presidente do Senegal, o Sr. Macky Sall. "Tendo escolhido um país outro que Marrocos, um país Africano, hoje o Senegal, para pronunciar um discurso histórico tradicional, constitui um símbolo da natureza da relação" entre Marrocos e Senegal, enfatizou Sr Sall em um comunicado à imprensa, afirmando que esta iniciativa reflete a "escolha de Sua Majestade para falar a África e aos africanos."
A
|
|
SM o Rei pronunciou em Dakar um discurso pela 41º aniversário da Marcha Verde 07-11-2016
O retorno de Marrocos no seio da UA permite de defender seus legítimos direitos, frustrar as manobras dos inimigos da integridade territorial, contrários as bases aprovadas pelas Nações Unidas e pelas posições dos Estados Africanos
A consolidação do processo democrático, desenvolvimento e o reforçamento da política africana de Marrocos contribui no sentido de imunizar a unidade nacional e a integridade territorial do Reino, afirmou, domingo, em Dakar, o Rei Mohammed VI.
|
|
O governo argelino impediu a entrada da Comissão Europeia dos Direitos humanos para os campos 03-11-2016
O governo argelino tem uma nova vez interditado a uma missão d'Euromed Direitos Euromed entrar nos campos de Tindouf, informou quinta-feira esta ONG europeia.
Euromed Direitos humanos deve realizar uma missão sobre os direitos e liberdades nos campos de Tindouf, bem como encontrar interlocutores, testemunhas ou vítimas das violações dos direitos humanos, mas esta associaçao veio o seu visto negado para seus membros, indicou um comunicado da ONG.
|
|
A Tanzânia apoia os esforços da ONU para uma solução justa, duradoura e mutuamente aceitável para o Saara (Comunicado Conjunto) 01-11-2016
O Presidente tanzaniano, John Joseph Pombe Magufuli, exprimiu o apoio do seu país para os esforços das Nações Unidas para alcançar uma paz justa, duradoura e mutuamente aceitável para a questão do Saara marroquino, indicou o comunicado conjunto emitido na sequência da visita oficial do rei Mohammed VI para a República unida da Tanzânia, de 23-25 de outubro de 2016.
|
|