A mensagem do Rei na Cimeira da UA em Kigali, um "grande evento diplomático" (jornal polonês) 22-07-2016
A mensagem de Sua Majestade o Rei Mohammed VI aos participantes na última Cimeira da União Africana (UA) em Kigali, Ruanda, na qual o Soberano anunciou o retorno do reino à UA, constituindo um "grande acontecimento diplomático "que marcou este encontro, escreve o jornal eletrônico polonês" Bankier ". O jornal recordou as circunstâncias que levaram Marrocos para sair da OUA, notadamente quando este organismo aceitou ilegalmente a candidatura da alegada RASD como membro enteiro da organização.
|
|
Mezouar: o retorno de Marrocos para a União Africana é de parar a vontade de seus adversários 22-07-2016
Salaheddine Mezouar, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação em Rabat confirmou nesta quinta-feira que o caminho iniciado por Marrocos para retornar à União Africana é de parar os passos dos adversários da integridade territorial pleos quais se basearam para a poderar desta instituição continental e utilizâ-la contra à integridade territorial do Reino.
|
|
A França reitera o seu apoio à autonomia como base séria e credível para a solução negociada do Sara 21-07-2016
A França reiterou nesta sexta-feira o seu apoio ao plano de autonomia como uma base séria e credível para uma solução negociada da questão do Sara. A França "considera que o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos em 2007 como uma base séria e credível para uma solução negociada do dossié do sara", Informou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores francês, Romain Nadal, durante uma conferência de imprensa .
|
|
Macky Sall: A moção para a suspensão da RASD do UA, conforme o direito internacional 20-07-2016
A Moção apresentada segunda-feira em Kigali por 28 países membros da União Africana (UA), pedindo que a fantasmagórica " República arabe saraui Democrática " (RASD) seja "suspensa" da organização pan-Africana a espera da ONU resolver o problema, perante o Conselho de segurança ", conforme o direito internacional", sublinhou o Presidente senegalês, Macky Sall, terça-feira a imprensa local. "Uma vez que a RASD não foi reconhecido pelas Nações Unidas e outras organizações internacionais, seria mais justo esperar que um referendo de autodeterminação ocorrer, por exemplo, e depois pronunciar a nivel continental ", declarou o chefe do estado senegalês em Kigali, onde participou nos trabalhos da 27ª cimeira da UA.
|
|
Moção em nome de 28 países: próxima suspensão da República de Polisario da UA 19-07-2016
A moção acolhida "muito favorável e responde ao conteúdo histórico da Mensagem de Sua Majestade o Rei dirigido ao Presidente da Cimeira da UA pela 27° Cimeira da UA
Após a mensagem histórica dirigida no domingo por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, para a 27ª Cimeira da União Africano (UA), realizada na capital de Ruanda, Kigali, cujos 28 membros desta organização dirigiram uma moção nesta segunda-feira , a sua Excelência Driss Deby Itno, Presidente da República do Chade e Presidente em exercício da União Africana (UA). Esta moção tem por objetivo a suspensão, do fantasmático "República Democrática Arabe" das actividades da UA e de todos seus órgãos, para fim de permitir a organização pan-Africana desempenhar um papel construtivo e positivo dos esforços da ONU visando uma solução definitiva da disputa regional do Saara.
|
|