Marrocos vai participar na instrução dos doadores para as populações dos campos de Tindouf 02-05-2016
Não podemos pedir a comunidade internacional de continuar a financiar campos pelos quais não soubemos os ocupantes, e sem tomar conta das diferentes necessidades
Marrocos tem a intenção de participar no briefing dos doadores e do Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), convocado a favor das populações sequestradas nos campos de Tindouf, sublinhou sexta-feira o embaixador da ONU, Representante permanente de Marrocos, Omar Hilal. "tendemos a participar", declarou ele a imprensa, na sequência da adopção da Resolução 2285 do Conselho de Segurança, prorrogando por um ano o mandato da MINURSO até 30 de Abril de 2017 e, indicando que o HCR pretende organizar em Genebra uma conferência de doadores.
|
|
Presidente do Conselho recebe na sede do Conselho Real o ministro de El Salvad 28-04-2016
Sr Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos, recebeu nesta quinta-feira, 28 de abril 2016, o Ministro das Relações Exteriores da República de El Salvador, Hugo Martinez, que efectua uma visita de trabalho para Marrocos, de 27-29 abril de 2016.
|
|
O Presidente da regiao de Dakhla e Ouad Eddahab mantém com membros dos Representantes do Conselho da Segurança 28-04-2016
A autonomia constitui "para nós, como representantes a melhor solução que assegura o desenvolvimento, a segurança e estabilidade" na região do Saara:
O Presidente da região Oued Ed-Dahab El Dakhla Khattat Yanja realizou na segunda-feira na sede da ONU, várias reuniões com os representantes do estado membros do Conselho de Segurança. As conversações incidiram sobre as atribuições da regionalização avançada e sobre as vantagens sobre as populações em termos de auto-gestão de seus negócios, e como um prelúdio à autonomia sob soberania marroquina, declarou El Khattat para a MAP.
|
|
A República Checa apoia a integridade territorial do Reino (Vice-Presidente da Câmara dos Deputados) 26-04-2016
A República Checa "apoia a integridade territorial do Reino e só pode respeitar as resoluções do Conselho da Segurança da ONU" sobre o assunto, sublinhou segunda-feira em Rabat, o vice-presidente checo da Câmara dos Deputados , Vojtech Filip.
|
|
Reação de Marrocos perante o Relatório de Ban Ki-moon sobre o Sara 25-04-2016
O Reino tem muitas observações sobre o o conteúdo do relatório e a prioridade é da resolução do Conselho de Segurança
Em resposta a uma questão para o MAP sobre a reação do Reino de Marrocos pelo relatorio sobre o Sara marroquino que o Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon dirigiu ao Conselho de Segurança, o embaixador, representante permanente do Reino junto às Nações Unidas, o Sr. Omar Hilale, respondeu que Marrocos tomou nota deste relatório.
|
|