Eurodeputados chamam o Conselho da União Europeia sobre o recenseamento das populações seqüestradas em Tindouf 12-04-2016
Os Deputados de diferentes grupos e tendências políticas no Parlamento Europeu chamaram o Conselho da UE para abordar seriamente a questão do recenseamento das populações sequestradas nos campos de Tindouf, na Argélia. Em uma pergunta a pedido de resposta escrita no Conselho da UE, os eurodeputados reiteraram a ideia de que esse povo nunca foi recenseado, apesar das infinitas apelos do Conselho de Segurança da ONU e as recomendações do HCR e outras organizações internacionais. A chamada para o censo também figura no exercício do orçamento de 2013, adoptado pelo Parlamento Europeu, em 29 de abril de 2015, explicaram eles.
|
|
Guiné-Bissau reitera o seu apoio à integridade territorial de Marrocos 11-04-2016
A República da Guiné-Bissau reitera o seu apoio à integridade territorial de Marrocos e o seu apoio à proposta marroquina de autonomia para o Sara, declarou sexta-feira em Rabat, o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Artur Silva. "Nós estamos ao lado de Marrocos em seus esforços e apoios internacionais sobre a questão da integridade territorial", declarou o ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Internacional e das Comunidades da República da Guiné-Bissau, Artur Silva, em uma coletiva de imprensa conjunta com a delegada Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Sra Mbarka Bouaida, após as conversações.
|
|
De Argélia Manuel Valls renova a posição "fixa" da França sobre a questão do Sara 11-04-2016
O plano de autonomia para a França é uma base séria e credível
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls reiterou no domingo, 11 de Abril, em Argel que a posição do seu país sobre o sara "não mudou, e apoia o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos.
|
|
Na margem de uma conferência com John Kerry as monarquias do golfo apoiam Marrocos no Sara 08-04-2016
A questão do Sara foi no programa da reunião, realizada ontem pela noite a Manama, no Bahrain, entre os chanceleres dos países do Conselho da Cooperação do Golfo e John Kerry. "Os Ministros expressaram seu apoio a Marrocos, irmão no que diz respeito á questão do Saara", declarou a imprensa o Ministro saudita das Relações Exteriores, Adil Al Joubeir. Eles ressaltaram também a importância do plano de autonomia marroquina" advertindo contra "qualquer decisão susceptível de enfraquecer", acrescentou ele. O ministro saudita explicou que John Kerry apoia a posição das monarquias do Golfo sobre este assunto.
|
|
O CS espera prolongar o mandato da MINURSO para o Sara marroquino "sem nenhuma dificuldade" 08-04-2016
De acordo com o calendário mensal do Conselho da Segurança que inicia seus trabalhos de debate nesta sexta-feira sobre a questão do Sara tendo com vista uma nova resolução como habituado a ser decidida no mês de abril de cada ano, após a apresentação do Secretário-Geral do seu relatório anual para as Nações Unidas.
|
|