|
O tribunal panamenho recusa a retenção solicitada pelo Polisario da carga de fosfato proveniente de 12-06-2017
O tribunal nacional não é competente ao sujeito do assunto político internacional e da carga que não pertence ao requerente.
A decisão do Tribunal Marítimo do Panamá, afirmando que não há nenhuma evidência demonstrando que a Frente Polisário é o proprietário da carga de fosfato marroquino proveniente de Phosboucraa, rejeitando implicitamente qualquer ligação entre esta entidade fantoche e a terra onde foi extraído o fosfato, afirmou Abdelhak Bassou, estratégias de segurança e da defesa no centro dos estudos e da pesquisa "política do OCP"
|
|
|
Corcas toma parte do trabalho da 35ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos 09-06-2017
O Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos participou junto com a delegação oficial do Reino de Marrocos, no Trigésimo quinta sessão do Conselho dos Direitos Humanos, realizada de 06-23 de junho de 2017, no Escritório das Nações Unidas ONU em Genebra.
|
|
|
Os deputados brasileiros chamam o Executivo para apoiar o Marrocos em relação ao Saara 09-06-2017
A Paz na região "passa necessariamente pela concessão de autonomia para os
habitantes do Saara sob a soberania e a integridade territorial de
Marrocos"
A Câmara dos Deputados brasileira aprovou uma moção parlamentar em forma de
carta dirigida ao Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, pedindo
oficialmente para o governo brasileiro "apoiar os esforços engajados por
Marrocos no processo para alcançar um resolução política e consensual para a
disputa regional sobre o Saara "..
|
|
|
A Assembleia Geral das Nações Unidas: a derrota esmagadora da Argélia frente a Marrocos 01-06-2017
O Marrocos assume o Vice-Presidente da Assembléia Geral e Vice-Presidente da Quatra Comissão encarregada da descolonização.
Na quarta-feira passada, o Marrocos foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em detrimento da Argélia, como Vice-Presidente da Quatra Comissão encarregada pela descolonização. Esta vitória veio depois de ter eleito Marrocos neste mesmo dia, como Vice-Presidente da Assembleia Geral
|
|
|
A Comissão Europeia reagiu fortemente a resposta de alguns deputados europeus 31-05-2017
Os acordos comerciais com Marrocos envolvem um conjunto de "águas territoriais do Reino de Marrocos, incluindo o Saara"
A Comissão Europeia reagiu fortemente em resposta a alguns deputados da Câmara dos Deputados depois de algumas manobras tentadas dentro dos corredores do Parlamento Europeu, com vista a suspeitar os acordos comerciais entre a UE e o Marrocos. A resposta do Comissário Europeu, encarregado da pesca marítima, Carmeno villa, publicada pelo Parlamento Europeu, na terça-feira, veio para pôr fim às manobras daqueles deputados conhecidos a favor da agenda da Argélia, sendo que ele assegurou-lhes que o acordo sobre a pesca marítima entre Marrocos e a União Europeia desrespeita o conjunto das "águas territoriais do Reino de Marrocos, incluindo do saara: Isso "envolve as considerações que garante a" absoluta harmonia com o direito internacional e preserva os interesses de toda a população em questão".
|
|
|