Omar Hilale: Marrocos denuncia a campanha hostil do Secretariado das Nações Unidas 01-04-2016
O Embaixador, Representante Permanente de Marrocos junto ás Nações Unidas, o Sr. Omar Hilale, denunciou na quinta-feira em um comunicado à imprensa a campanha hostil do Secretariado das Nações Unidas e o engajamento deste último nas práticas "inaceitáveis" e contrárias à ética diplomática".
|
|
República Checa apoia a integridade territorial de Marrocos 01-04-2016
Uma delegação de senadores checos conduzida por Jan Žaloudík, Presidente da Comissão dos Assuntos Sociais e de Saúde do Senado Checo exprimiu na quarta-feira em Rabat o seu "forte apoio" e de seu país "á integridade territorial do reino", considerando Marrocos como " país modelo e estratégico. " A posição Checa foi renovada durante um encontro do presidente da Câmara de Conselheiros, Hakim Benchamas, e os senadores checos, de acordo com um comunicado publicado pelo jornal eletrônico Le 360.
|
|
O Senador francês qualificou de "deslocadas" as palavras do Secretário-Geral da ONU de deslocadas 31-03-2016
O Senador francês Christian Cambon qualificou, quarta-feira de"deslocadas" as palavras do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon sobre a questão do Sara.
As declarações de Ban Ki-Moon "feriram o povo marroquino e indesejáveis", indicou ele em uma declaração ao MAP na sequência de uma reunião em Paris do escritório do grupo de amizade franco-morroquino no Senado e Marrocos-França na Câmara dos Conselheiros."Estas palavras acenderam a susceptibilidade do povo marroquino", insistiu o Sr. Cambon, presidente do grupo de amizade França no Senado, considerando que o Secretário Geral da ONU pode ser influenciada por outros interlocutores.
|
|
Mais do que um "mal-entendido", as palavras do Secretário Geral da ONU são injustificáveis 30-03-2016
As palavras e as declarações inadmissíveis do Secretário-Geral das Nações Unidas, durante a sua recente turnê pela região não podem ser reduzidas a um simples 'mal-entendido' '. Foram atos de uma gravidade sem precedente, '' injustificáveis e inapagáveis '', conformou terça-feira o Departamento dos Assuntos Exteriores e da Cooperação (MAEC), reiterando, no entanto, a disposição de Marrocos a engajar- se num diálogo responsável e construtivo sobre a crise provocada pelas palavras do SG da ONU.
|
|
O Ministro francês reiterou em Argel a constância do apoio da França para a autonomia no Sara 30-03-2016
O Ministro francês, Jean-Marc Ayrault reiterou, terça-feira em Argel, a constância da posição do seu país sobre a questão do Sara, apoiando o plano de autonomia proposto pelo Marrocos.
Paris mantém a "mesma posição" sobre a questão do Sara, afirmou o chefe da diplomacia francesa, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo argelino, Ramtane Lamamra. Sr. Ayrault, por outro lado, desejou a renovação do mandato da MINURSO e "apaziguamento" das relações entre Marrocos e a ONU, referindo-se aos protestos oficiais e populares no Reino contra as declarações e os gestos do Secretário-Geral Ban Ki-moon, durante sua última visita nos campos de Tindouf e Argélia.
|
|