Uma delegação Parlamentar Europeia a Laayoune: a autonomia pode acelerar o desenvolvimento da região do Sara 06-06-2016
A concessão do plano de autonomia sob soberania marroquina para as províncias do sul é capaz de acelerar o ritmo do desenvolvimento socio-económico da região, declarou sábado, em Laayoune, o deputado Gilles Pargneaux, Presidente do grupo de amizade UE-Marrocos.
Sr. Pargneaux, que liderou esta delegação que visita a Marrocos, de 2 a 6 de junho, informou em um comunicado para a imprensa que a delegação registou com satisfação a evolução positiva que conhece as províncias do Sul nos domínios económico, social e direitos humanos, afirmando que estas províncias conheceram um salto qualitativo nas áreas da agricultura, da pesca marítima e da energia renovável.
|
|
Corcas participa no seminário regional da 4ª Comissão da ONU em Nicarágua 03-06-2016
Khaddad Moussaoui, Vice-Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarauis (CORCAS), participou no seminário da região do Pacífico, organizado pela Quarta Comissão das Unidas em Nicarágua, de 31 de Maio a 02 de junho de 2016.
|
|
O Presidente do Corcas reúne-se com o Presidente do Senado do Burundi 02-06-2016
Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarauis, reuniu-se nesta quarta-feira, 1 de junho de 2016, com Reverien Ndikuriyo, Presidente do Senado do Burundi que efectua uma visita de trabalho ao Reino.de Marrocos.
|
|
O drama das jovens sarauis adotadas em Espanha e sequestradas do Tindouf (Europa Press) 31-05-2016
A agência de notícias espanhola Europa Press publicou uma reportagem no domingo passado, no qual denuncia o "drama" de centenas de mulheres jovens sarauís adotadas por famílias na Espanha, em seguida, seqüestradas e mantidas contra a sua propria vontade nos campos de Tindouf. Europa Press recolheu em seu relatório o testemunho de uma das meninas que se chama Zahra e que viviu com sua família adotiva perto de Huelva (sul da Espanha), antes de ser seqüestrada por sua família biológica dos campos de Tindouf, mas apesar disso ela conseguiu escapar e voltar novamente a Espanha.
|
|
A UE deve controlar a ajuda destinada às populações dos campos de Tindouf para lutar contro o seu desvio (MEP) 30-05-2016
Hugues Bayet, deputado europeu salientou que a União Europeia (UE) deve exercer controle sobre ajuda destinada para os sarauís seqüestrados nos campos de Tindouf para evitar qualquer tentativa de desvio e garantir que possam beneficiar ás pessoas necessitadas.. Em uma entrevista, o deputado anotou que '' a UE controla toda a ajuda destinada, quer dos fundos estruturais europeus ou de ajudas agrícolas. É um princípio de justiça e democracia '', lembrando que o desvio da ajuda humanitária europeia destinada para os sequestrados em Tindouf, na Argélia foi denunciada pelo Gabinete Europeu de Luta Antifraude (OLAF).
|
|