Comissão Europeia: Argélia impõe impostos sobre a ajuda humanitária destinada à Tindouf 24-08-2016
1 milhão, montante do IVA pago à Argélia para as compras locais de bens às populações dos acampamentos
Argélia continua a impor impostos sobre a ajuda humanitária europeia destinada aos sequestrados do Tindouf, indicou a Comissão Europeia. "Até o início de 2016, as compras destinadas e a ser distribuidas sob a forma de doações para os refugiados sarauis, fatos realizados em território argelino, assujeitados a impostos locais, que variam de acordo com os produtos," sublinhou o Comissário Europeu para a ajuda humanitária, Christos Stylianides.
|
|
A Revolução do Rei e do povo e a festa da juventude: um trono e um povo na revolução continua 19-08-2016
Se é verdade que na vida das Nações a celebração de um rito fundador, elogiado frequentemente pelas liturgias homéricas e pela homenagem comovente dos antepassados, no Marrocos, a comemoração da Revolução do Rei e do povo (20 de agosto de 1953) tornou-se mais uma vez um avanço renovado sinónimo do sentido e do progresso. Pisco de olho da história ou azar do calendário, a celebração deste épico glorioso que torna o eco dos enormes sacrifícios das gerações de marroquinos pela recuperação da Independência, intervendo na véspera de mais um aniversário e não menos para o futuro da Pátria: a festa da celebração da juventude que coincide este ano com o 53 aniversário da Sua Majestade o Rei Mohammed VI.
|
|
14 de agosto de 1979, uma data gravada sempre na memória coletiva dos marroquinos pelo retorno à pátria mãe da província de Oued Ed-Dahab 15-08-2016
14 de agosto de 1979, os marroquinos conviveram com orgulho e satisfação, o retorno à pátria mãe da província de Oued Ed-Dahab, uma data gravada sempre e de forma indelével na memória coletiva nacional como sinônimo de um dia memorável no processo de consolidação da integridade territorial do Reino. A comemoração deste acontecimento histórico, que marcou um ponto de virada decisigem na luta nacional pelo encerramento definitivo do dossiê de ocupação e da consagração da independência, sendo um significado para o povo marroquino inteiro, já que este evento marcou o fim da presença colonial nas províncias saranianas e constitui um outro épico nacional associado a gloriosa Marcha verde.
|
|
Montreal: Abusos dos sarauís seqüestradas em Tindouf e violações cometidas pelo Polisario denunciados no 12º Fórum Social Mundial 12-08-2016
Os abusos dos sarauis seqüestrados nos campos de Tindouf, sudoeste da Argélia, e os maus-tratos e as atrocidades cometidos pelos torturadores da Frente Polisario foram fortemente denunciados quarta-feira em Montreal, na ocasião das reuniões organizadas pelos actores associativos marroquinos no quadro do 12° Fórum social Mundial (FSM)). Durante um encontro iniciado pelo Fórum das competências Canado-marroquinas sob o tema "Os esquecidos de Tindouf: tragédia humanitária ao ciel aberto", o foco tem sido o sofrimento físico e mental e a injustiça dos milhares dos Srawis sequestrados nos campos de vergonha por mais de 40 anos, bem como sobre as condições desumanas e intoleráveis dessas populações detidas contra a sua vontade e privadas de seus direitos os mais elementares:.
|
|
Peru apoia a autonomia e considera o Sara território historicamente marroquino (membro do Congresso peruano) 09-08-2016
O membro do Congresso peruano, Ronaldo Riatige considera que o sara foi sempre um território marroquino e que a disputa sobre a marroquinidade do sara, instrumentalizada por outros países.
Riatige tem dito numa entrevista dirigida á MAP, à margem da cerimónia de inauguração do novo presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, cuja cermonia aconteceu últimamente no Parlamento, no centro de Lima, confirmando "O sara território historicamente marroquino", anotando que "a disputa sobre a marroquinidade do sara foi instrumentalizada por parte de outros países visando seus próprios interesses na região ". Na opinião do Riatige, a iniciativa de autonomia apresentada por Marrocos para resolver o conflito artificial que durou mais de quatro décadas, constitui uma proposta "apropriada e digna de homenagem", destacando que o Peru apoia esta importante iniciativa que irá desenvolver a região do Magrebe.
|
|