Corcas toma parte do trabalho da 31ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos 01-03-2016
O Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos participa do lado da delegação oficial do Reino de Marrocos à 31ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos que se realiza de 29 de fevereiro a 24 de março de 2016, no Palácio das Nações Unidas, em Genebra.
|
|
A União Europeia pronta para prestar esclarecimentos e garantias para Marrocos 29-02-2016
A Sara Federica Mgrena, Alta Representante da União Europeia e responsável pela política externa e de segurança coletiva confirmou que a União Europeia é pronta para prestar esclarecimentos e garantias adicionais no sentido de responder às preocupações de Marrocos, comunicando e cooperando plenamente o mais rápido possível. A vice-presidente da Comissão Europeia esclareceu em sexta-feira 26 fevereiro na declaração de Bruxelas ao dizer: "acreditamos numa verdadeira parceria que exige comunicar e compartilhar, alem da solidariedade e do respeito mútuo entre os parceiros."
|
|
Encerramento a Dakhla da primeira edição do Fórum sócio -cultural e económico Marroco-Espanhol 29-02-2016
Foi o encerramento nesta quinta-feira da primeira edição do fórum sócio -cultural e económico marroco-espanhola, realizado no dia 22 a 26 de fevereiro, em Dakhla, sob o tema "relações sócio-culturais e económicas, uma ponte para o desenvolvimento entre a região de Dakhla e as ilhas Canárias ". A cerimônia de encerramento do evento foi marcado pela assinatura de dois acordos de parceria.
|
|
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação recebe Christopher Ross 26-02-2016
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, o Sr. Salaheddine Mezouar, recebeu na quinta-feira, o Sr. Christopher Ross, enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara que efectua uma visita, visitar para Marrocos.
|
|
No fundo da questão do Saara, Marrocos decidiu suspender todos os contactos com as instituições euro 26-02-2016
Marrocos não aceita ser jogado entre os diferentes departamentos e instituições da UE e isso pode comprometer a confiança mútua e a sustentabilidade da Parceria. O governo marroquino decidiu suspender todos os contactos com as instituições europeias, a excepção dos intercâmbios ao sujeito do recurso ligado ao acordo agrícola entre o Reino de Marrocos e a União Europeia (UE). Reuniu quinta-feira em Rabat, o Conselho de Governo que reiterou a rejeição total por parte do governo do acórdão do Tribunal da UE de 10 de Dezembro de 2015, sublinhou o ministro da Comunicação, porta-voz do governo Mustapha El Khalfi, durante uma conferência de imprensa após a reunião do Conselho. Esta posição foi notificada pelo Chefe do Governo junto ao embaixador da UE em Rabat.
|
|