Alemanha apoia o plano marroquino de autonomia, como base para uma solução definitiva (Sra. Baerbock) 01-07-2024
A Ministra dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemanha, Anna Lena Bareback sublinhou. sexta-feira passada em Berlim que a Alemanha considera o plano marroquino de autonomia, como “uma boa base, capaz de levar a resolução defintiva” da disputa regional em torno do Saara marroquino.Numa conferência de imprensa realizada, à margem da primeira sessão do diálogo estratégico bilateral entre Marrocos e a Alemanha, o qual foi co-presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos no Estrangeiro, Nasser Bourita, e a Sra. A Anna Lena Bareback .
|
|
Falecimento da Sua Alteza Real a Princesa Lalla Latifa, mãe de Sua Majestade o Rei (Gabinete real) 30-06-2024
O Porta-Voz Oficial do Palácio Real, ontem, sábado 22 Dhu al-Hijjah 1445 AH, correspondente a 29 de junho de 2024, anunciou com enorme tristeza e pesar, o falecimento da Sua Alteza Real Princesa Lalla Latifa que o perdão e a misericórdia de Deus estejam sobre ela.
A seguir o anúncio do Gabinete real:
|
|
Polisário impõe “regime de terror” nos campos de Tindouf (Acadêmico espanhol) 28-06-2024
O académico espanhol, Hector Álvarez García, sublinhou que a Frente do Polisario impõe nos campos de Tindour, sudeste da Argélia, um “regime de terror”, onde “os direitos humanos são sistematicamente violados e ameaçados”.
|
|
Togo apoia de forma “explícita e contínua” o plano de autonomia para o saara marroquino (Comité 24 da ONU) 27-06-2024
O Togo reiterou, em Nova Iorque, o seu apoio “explícito e contínuo” à iniciativa de autonomia marroquina, apontada pela comunidade internacional como uma “solução consensual”, capaz de acabar com a disputa regional em torno do Saara marroquino.
|
|
Comunidade da Dominica reitera “seu apoio” ao plano de autonomia, como solução realista e pragmática (Comité 24 da ONU) 27-06-2024
A Commonwealth da Dominica reiterou, em Nova Iorque, o seu “ apoio definitivo”, ao plano de autonomia para Saara marroquino, considerando-o, “base” para uma solução realista e prática desta disputa regional. O Embaixador e Representante Permanente da Comunidade da Dominica junto das Nações Unidas, Philbert Aron, declarou durante a sessão ordinária do comité 24, (10 a 21 de junho) que o seu país “apoia o plano de autonomia, apresentado pelo Reino de Marrocos, 2007, a ONU, para pôr fim ao conflito no Saara marroquino, como solução realista, ” capaz de alcançar a estabilidade e a paz na região.” Neste contexto, lembra-se que mais de 107 países apoiam a iniciativa marroquina de autonomia.
|
|