De Argélia Manuel Valls renova a posição "fixa" da França sobre a questão do Sara 11-04-2016
O plano de autonomia para a França é uma base séria e credível
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls reiterou no domingo, 11 de Abril, em Argel que a posição do seu país sobre o sara "não mudou, e apoia o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos.
|
|
Na margem de uma conferência com John Kerry as monarquias do golfo apoiam Marrocos no Sara 08-04-2016
A questão do Sara foi no programa da reunião, realizada ontem pela noite a Manama, no Bahrain, entre os chanceleres dos países do Conselho da Cooperação do Golfo e John Kerry. "Os Ministros expressaram seu apoio a Marrocos, irmão no que diz respeito á questão do Saara", declarou a imprensa o Ministro saudita das Relações Exteriores, Adil Al Joubeir. Eles ressaltaram também a importância do plano de autonomia marroquina" advertindo contra "qualquer decisão susceptível de enfraquecer", acrescentou ele. O ministro saudita explicou que John Kerry apoia a posição das monarquias do Golfo sobre este assunto.
|
|
O CS espera prolongar o mandato da MINURSO para o Sara marroquino "sem nenhuma dificuldade" 08-04-2016
De acordo com o calendário mensal do Conselho da Segurança que inicia seus trabalhos de debate nesta sexta-feira sobre a questão do Sara tendo com vista uma nova resolução como habituado a ser decidida no mês de abril de cada ano, após a apresentação do Secretário-Geral do seu relatório anual para as Nações Unidas.
|
|
A região Sara benefica de um programa ambicioso de desenvolvimento e com uma abordagem global (Louis Michel) 07-04-2016
A região Sara beneficia de um programa ambicioso de desenvolvimento sustentável no contexto de uma abordagem global, sublinhou o eurodeputado, Louis Michel.
Durante um debate organizado na terça-feira à noite no edifício do Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, por ocasião da projeção de um filme documentário realizado por Hassan El Bouharouti sobre os recursos das províncias do sul, declarou o Sr. Michel em um discurso pronunciado em seu nome pelo Chefe de gabinete, referendo concretamente ao grande orçamento destinado ao desenvolvimento da região, acrescentando que o índice de desenvolvimento humano nas províncias do sul é hoje superior a média nacional.
|
|
As derrapagens e as ações condenáveis do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon 06-04-2016
É importante que o Departamento do Estado reafirma a posição de longa data dos Estados Unidos que apoia uma resolução deste questão com base do plano de autonomia marroquino para o Saara: As derrapagens e as ações condenáveis do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, durante sua última turnê na região, notadamente o uso do termo "ocupação" para descrever a recuperação das províncias do sul de Marrocos, são fatos "sem precedentes", que se inscrevem numa inédita posição contra seus predecessores. É o que reafirma o Congressional Marrocos-Caucus, um grupo bipartidário do Congresso dos EUA que compreende nada menos de 40 congressistas, dirigendo uma carta segunda-feira para o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, John Kerry.
|
|