Dakhla, Abertura do Fórum das mulheres africanas na sua segunda edição 20-11-2015
Dakhla organizou as atividades da segunda edição do Fórum sobre as mulheres africanas cujo tema é o "desenvolvimento baseado na cooperação entre os países sul - sul ". Este encontro organizado, ao longo de três dias, pelo Instituto Internacional de Segurança e de Desenvolvimento, em parceria com a região e a cidade de Dagkhla - Ouad Dahab, o Conselho da região, visa o diálogo sobre a liderança das mulheres e seus papeis no desenvolvimento do continente africano. Esta edição conhece a participação de 25 personalidades das mulheres envolvendo ministras, parlamentares e conselheiras, bem como as ativistas associativas de vários países africanos (Chade, Mali, Senegal, África Central, Níger, Benin, Serra Leoa, Quênia, Gâmbia, República Democrática do Congo, Mauritânia, Tunísia, Nigéria e Madagáscar).
|
|
O embaixador de Marrocos em Austrália sublinhou que o povo em Tindouf é detido sem liberdades 20-11-2015
O embaixador de Marrocos em Austrália e Nova Zelândia, Mohammed Maouelainin sublinhou que o povo dos campos de Tindouf, no sudoeste da Argélia não é um povo refugiado no sentido reconhecido internacionalmente, mas é um povo mantido e privado da liberdade de circular sujeito às milícias armadas que saqueam seu dinheiro e suas ajudas concedidas pelas organizações internacionais.
|
|
60º aniversário da independência, uma oportunidade para comemorar o triunfo da vontade do Trono e do povo 17-11-2015
O povo marroquino celebra quarta-feira, 18 de novembro, com a alegria e orgulho, o 60º aniversário da independência, importante acontecimento que constitui a ocasião para comemorar o triunfo da vontade do Trono e do povo para liberta-se do colonialismo .
|
|
Proposta do plano de autonomia marroquina foi apoiada por três sucessivas administrações e o Congresso dos EUA (Edward Gabriel) 17-11-2015
Embaixador dos EUA alertou sobre a deterioração da segurança nos campos de Tindouf, em Argélia
Sr Edward Gabriel, ex-embaixador dos Estados Unidos sublinhou que Marrocos tomou a iniciativa para propor um plano de autonomia que visa uma saída realista e um consenso mutual para resolver o diferendo do Saara, que durou quarenta anos. Gabriel, em um artigo publicado pelo jornal (Du Hill) emitido pelo Congresso dos EUA, ressaltou que "Marrocos tomou a iniciativa e demonstrou a boa fé quando apresentou uma proposta que os Estados Unidos e as Nações Unidas consideraram como realista e credível."
|
|
Associações denunciam em Madrid a situação dos sarauís em Tindouf 16-11-2015
Os ativistas da associação espanhola e marroquina denunciaram quinta-feira 12 de novembro 2015, em Madri, o calvário subido diarimente as populações sequestradas nos campos de Tindouf, no território argelino e os abusos da Frente Polisário. A situação nos campos é insustentável por causa dos atos do Polisario que tém por objetivo a proferação de corrupção e do desespero, sublinhou o presidente do Fórum Canario-Sraoui (FOCASA), Miguel Ortiz Asin, na margem de a uma conferência de imprensa na capital espanhola.
|
|