Projeção do Parlamento britânico do documentário " Polisario, a identidade de uma frente" 05-11-2015
O documentário, projectado por Hassan El Bouharrouti "A identidade de uma Frente", foi exibido segunda-feira 02 de novembro 2015 em uma das salas do Parlamento britânico, diante de uma platéia de membros do Partido Conservador (no poder) e da oposição trabalhista, bem como dos acadêmicos e intelectuais. Esta projeção, que ocorreu na presença da embaixadora de Marrocos na Grã-Bretanha Lalla Joumala e ex-Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Saara Erik Jensen, refletiu as circunstâncias históricas, atras da criação "da Frente Polisario", desvendando o envolvimento flagrante da Argélia no conflito regional.
|
|
40º aniversário da “Marcha Verde”: a mobilização permanente de marroquinos para o saara 05-11-2015
O povo marroquino comemora amanhã o 40º aniversário da gloriosa Marcha Verde, um momento forte deste épico histórico, inigualável no mundo, gravado nos anais do Marrocos e que continua a sua marcha em direcção do progresso e da prosperidade, sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI.
|
|
A projeção do documentário "Polisario: Identidade de uma frente" desvenda Argel e a Frente Polisário perante o Parlamento da UE 04-11-2015
Saadani Maouelainine, membro do Corcas: tem que fazer pressão sobre o Polisario para acabar com o sofrimento do seqüestrado em Tindouf.
A projeção, ao Parlamento Europeu, do documentário "Polisario: Identidade de uma frente", proporciona uma iluminação relevante e objectiva sobre a questão do Sara, suscitando o interesse de muitos representantes diplomáticos e euro-deputados junto ao União e muitas ONGs sarauís ativo na Europa.
|
|
O ex-Representante da ONU: o plano de autonomia continua sendo o melhor para o dossiê do saara 04-11-2015
Erik Jensen alertou contra o impacto negativo do bloqueio para o regulamento deste conflito
O plano de autonomia apresentado por Marrocos continua a ser "a melhor solução" para o conflito do Saara, declarou, Erik Jensen, ex-Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Sahara.
|
|
Direitos históricos de Marrocos sobre o Saara são incontestáveis (Experto francês) 03-11-2015
O problema do saara marroquino não é de descolonização, mas sim de uma tentativa de secessão manipulada do exterior
Os direitos históricos de Marrocos sobre o Saara são incontestáveis ainda mais que desde, há mais de doze séculos, o Reino é o único estado constituido e que existe entre o Mediterrâneo e o rio Senegal, sublinhou o especialista francês, Charles Saint-Prot. "Nunca houve nação sarauí, nem mesmo de povo, mais sim de tribos, muitas vezes misturadas de berberes e árabes – prestando a lealdade ao sultão de Marrocos", explicou o experto em um artigo publicado no último boletim informativo do Observatório de Estudos geopolíticos (OEG), acrescentando que muitos fundadores dessas tribos eram do norte de Wadi Draa.
|
|