Mezouar recebe, Christopher Ross, o enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara 20-10-2015
Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Sr. Salaheddine Mezouar recebeu, nesta segunda-feira em Rabat, Sr. Christopher Ross, o enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara. Esta reunião contou com a presença, da ministra delegada junt ao Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, sra Ambarakh Buaadh, Sr Embaixador e Representante Permanente de Marrocos junto às Nações Unidas, Sr. Omar Hilal.
|
|
Presidente da Câmara: sarauís apresentaram uma lição de cidadania durante a última eleição 20-10-2015
O Presidente da Câmara, Sr. Rachid Talbi Alami sublinhou no domingo em Genebra que a população das províncias do sul deram uma lição de cidadania durante as últimas eleições comunas e regionais.
|
|
Quarta Comissão da ONU ratifica a resolução que apoia o processo político sobre o saara marroquino 19-10-2015
Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, na quinta-feira, sem votação, a resolução que apoia o processo político da ONU sobre a questão do Sara marroquino, exortando os países da região a cooperar plenamente com o secretário-geral e do seu enviado pessoal, uns com os outros, para fim de chegar a uma solução política deste conflito regional.
|
|
Burundi considera o plano de autonomia como "realista e viável" 19-10-2015
O Embaixador e Representante Permanente do Burundi junto às Nações Unidas, Albert Shinjiro, declarou, quarta-feira em Nova York, que autonomia apresentada por Marrocos constitui uma solução definitiva para a questão do saara, caracterizada como "proposta realista e viável", capaz de levar a uma solução política e definitiva. Sr. Shinjiro tem dito em um discurso perante à Quarta Comissão das Nações Unidas, que "o plano de autonomia apresentado por Marrocos é uma opção realista e viável capaz de levar a um acordo político, equilibrado e aceitável do conflito.”
|
|
Os representantes dos países africanos apoiam diante da Quarta Comissão a autonomia marroquina 16-10-2015
Um grupo de países africanos renovou, antes da Quarta Comissão das Nações Unidas, o seu apoio ao plano de autonomia no Saara. Neste contexto, o Gabão saudou a iniciativa marroquina de autonomia, chamando para sua adopção, enquanto Burkina Faso pediu o bom senso para resolver o diferendo. Para a República Centro-Africana, ela insistiu que não se pode resolver a questão do Sara fora do quadro da iniciativa de autonomie. Assim, a vice-representante permanente da República Centro Africa junto às Nações Unidas informou que "a particularidade de este caso exige uma resposta especial, que se insere no âmbito da iniciativa marroquina de autonomia", anotando que esta iniciativa representa uma base para o processo político actual, seja "o único quadro, a fim de alcançar uma solução compatível com este conflito regional."
|
|