60º aniversário da independência, uma oportunidade para comemorar o triunfo da vontade do Trono e do povo 17-11-2015
O povo marroquino celebra quarta-feira, 18 de novembro, com a alegria e orgulho, o 60º aniversário da independência, importante acontecimento que constitui a ocasião para comemorar o triunfo da vontade do Trono e do povo para liberta-se do colonialismo .
|
|
Proposta do plano de autonomia marroquina foi apoiada por três sucessivas administrações e o Congresso dos EUA (Edward Gabriel) 17-11-2015
Embaixador dos EUA alertou sobre a deterioração da segurança nos campos de Tindouf, em Argélia
Sr Edward Gabriel, ex-embaixador dos Estados Unidos sublinhou que Marrocos tomou a iniciativa para propor um plano de autonomia que visa uma saída realista e um consenso mutual para resolver o diferendo do Saara, que durou quarenta anos. Gabriel, em um artigo publicado pelo jornal (Du Hill) emitido pelo Congresso dos EUA, ressaltou que "Marrocos tomou a iniciativa e demonstrou a boa fé quando apresentou uma proposta que os Estados Unidos e as Nações Unidas consideraram como realista e credível."
|
|
Associações denunciam em Madrid a situação dos sarauís em Tindouf 16-11-2015
Os ativistas da associação espanhola e marroquina denunciaram quinta-feira 12 de novembro 2015, em Madri, o calvário subido diarimente as populações sequestradas nos campos de Tindouf, no território argelino e os abusos da Frente Polisário. A situação nos campos é insustentável por causa dos atos do Polisario que tém por objetivo a proferação de corrupção e do desespero, sublinhou o presidente do Fórum Canario-Sraoui (FOCASA), Miguel Ortiz Asin, na margem de a uma conferência de imprensa na capital espanhola.
|
|
Reacções internacionais a favor do discurso real do 40º aniversário da “Marcha Verde” 13-11-2015
O discurso real de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, por ocasião do 40º aniversário da “Marcha Verde” em Laayoune, provocou muitas reações internacionalmente. Estas reacções saudaram a firmeza e a força do discurso que levantou uma explicação integrada sobre a situação tanto a nîvel interno como externo.
Eis a seguir um resumo destas reacções:
|
|
Sr. Khalfi saúda a posição do Golfo a favor da integridade territorial de Marrocos 12-11-2015
Sr. Mustafa Al Khalfi, Ministro da Comunicação, porta-voz do governo, saúdou a posição dos países do Conselho da Cooperação do Golfo persico CCG que apoiam o dossié da integridade territorial do Reino de Marrocos. Sr, Khalfi disse em declarações para o jornal (A Raya) do Quatar pela celebrações do povo marroquino do 40º aniversário da .Marcha Verde, e pela visita de Sua Majestade o Rei Mohammed VI para Laayoune, noticia publicada na quarta-feira, considerando que "Esta posição não depende de expressão, nem da situação política, mas sim do acompanhamento dos projetos de desenvolvimento econômico ".
|
|