Quarta Comissão da ONU ratifica a resolução que apoia o processo político sobre o saara marroquino 19-10-2015
Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, na quinta-feira, sem votação, a resolução que apoia o processo político da ONU sobre a questão do Sara marroquino, exortando os países da região a cooperar plenamente com o secretário-geral e do seu enviado pessoal, uns com os outros, para fim de chegar a uma solução política deste conflito regional.
|
|
Burundi considera o plano de autonomia como "realista e viável" 19-10-2015
O Embaixador e Representante Permanente do Burundi junto às Nações Unidas, Albert Shinjiro, declarou, quarta-feira em Nova York, que autonomia apresentada por Marrocos constitui uma solução definitiva para a questão do saara, caracterizada como "proposta realista e viável", capaz de levar a uma solução política e definitiva. Sr. Shinjiro tem dito em um discurso perante à Quarta Comissão das Nações Unidas, que "o plano de autonomia apresentado por Marrocos é uma opção realista e viável capaz de levar a um acordo político, equilibrado e aceitável do conflito.”
|
|
Os representantes dos países africanos apoiam diante da Quarta Comissão a autonomia marroquina 16-10-2015
Um grupo de países africanos renovou, antes da Quarta Comissão das Nações Unidas, o seu apoio ao plano de autonomia no Saara. Neste contexto, o Gabão saudou a iniciativa marroquina de autonomia, chamando para sua adopção, enquanto Burkina Faso pediu o bom senso para resolver o diferendo. Para a República Centro-Africana, ela insistiu que não se pode resolver a questão do Sara fora do quadro da iniciativa de autonomie. Assim, a vice-representante permanente da República Centro Africa junto às Nações Unidas informou que "a particularidade de este caso exige uma resposta especial, que se insere no âmbito da iniciativa marroquina de autonomia", anotando que esta iniciativa representa uma base para o processo político actual, seja "o único quadro, a fim de alcançar uma solução compatível com este conflito regional."
|
|
Omar Hilal: plano de autonomia "tem sido e continua a ser o único quadro da resolução do saara 16-10-2015
O Embaixador e Representante Permanente de Marrocos junto às Nações Unidas, Omar Hilal declarou que a iniciativa marroquina de autonomia é o único quadro para a resolução do diferendo territorial sobre o Saara marroquino.
Sr. Hilal salientou antes da Quarta Comissão das Nações Unidas que "a iniciativa marroquina de autonomia foi e continuará a ser o único quadro para a resolução deste litígio regional", reafirmando o respeito de Marrocos dos processos políticos, e apoio aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas e do seu enviado pessoal para alcançar uma solução política negociada e mutuamente aceitável por todos, com base no realismo e no espírito de compromisso.
|
|
A comunidade internacional deve exercer pressão sobre Argélia para avançar com as negociações 14-10-2015
De Nova Iorque na sede da (Nações Unidas), 12 de outubro 2015, o membro do Corcas, Lahcen Mahraoui declarou que a comunidade internacional deve exercer pressão sobre Argélia para o Polisario empenhar seriamente nas negociações e alcançar uma resolução definitiva do problema do Sara, e assim colocar um termo ao sofrimento dos sarauís, seqüestrados nos campos de Tindouf, durantes mais de quatro decadas.
|
|