As posições parciais da União Africana sobre o Saara a desprovem de qualquer legitimidade para assumir algum rol (Hilale) - 30-04-2015
"As posições notoriamente parciais da União Africana (UA) em favor de Argélia e da criação de Polisario desprovem-na de qualquer credibilidade e legitimidade para assumir qualquer papel em relação à questão do Sara marroquino", declarou terça-feira em Nova York, o embaixador de Marrocos na ONU, Omar Hilale. "A União Africana mantem uma verdadeira obsessão para a questão de direitos humanos no Saara marroquino, mas suas posições parciais desprovidas de qualquer legitimidade..
|
|
Saara marroquino: nova resolução do Conselho de Segurança reforça as aquisições de Marrocos 29-04-2015
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação confirmou que a nova resolução sobre o Saara marroquino, adoptada por unamidadade pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas na terça-feira, reforça as aquisições de Marrocos no processo da mediação da ONU e reafirma a dimensão do conflito regional.
|
|
A 60ª Conferência afro-asiática saúda o plano de autonomia para o Saara qualificado de "razoável" e "pacífico" 20-04-2015
A Declaração Final da 60ª Conferência Afro-Asiática de Bandung, realizada em 18 e 19 de Abril, em Katmandu, sob o tema "Visão de Bandung, 60 anos depois: fazer face aos novos desafios", saudou o plano de autonomia para o Saara, sob soberania marroquina, qualificando-o de "razoável" e "pacífico". "A Conferência saúda a iniciativa razoável e pacífica proposta por Marrocos, no sentido de resolver o conflito do Sara, assegurando a população marroquina saruí os meios para gerenciar seus próprios assuntos",
|
|
Saara: parlamentares franceses e marroquinos saudaram a posição consistente da França para o regulamento político 17-04-2015
O 2º Fórum Parlamentar franco-marroquino, realizado quinta-feira, em Paris saudou a "posição constante" das autoridades francesas sobre a questão do Saara marroquino, que visa um regulamento político. Em uma declaração final com base nos trabalhos deste fórum, os representantes parlamentos marroquinos e franceses anotaram que "a França apoia os esforços engajados no seio da ONU para chegar a um acordo político."
|
|
Ban Ki-moon saúda os passos positivos de Marrocos em relação aos direitos humanos e chama pelo censo 16-04-2015
Secretário da ONU, Ban Ki-moon saudou os "passos positivos" de Marrocos na matéria da proteção dos direitos humanos e chamou pela primeira vez nas suas recomendações a um recenseamento das populações dos campos de Tindouf, no sudeste de Argélia.
|
|