Costa do Marfim exprimiu o seu apoio à initiativa do plano marroquino de autonomie 05-10-2015
Costa do Marfim chamaou no sábado, em Nova York, pelo regulamento do conflito em torno do Saara marroquino no quadro das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do plano da autonomia sob soberania maroquina. No que diz respeito à questão do Saara, a Costa do Marfim apelou às partes a fazer prova de espírito de compromisso para "resolver o diferendo nos termos das resoluções pertinentes do Conselho de Segurança e com base na iniciativa marroquina de autonomia", declarou o Embaixador, Representante Permanente da Costa do Marfim junto ás Nações Unidas, Claude Bouah-Kamon, na margem do debate geral da 70 Assembleia Geral das Nações Unidas.
|
|
Presidente do Conselho recebe uma delegação da Suécia 03-10-2015
Sr. Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos reuniu-se quinta-feira 01 de outubro 2015, na sede do Conselho com uma delegação liderada pela senhora Carina Hägg, membro do Partido Social-Democrata sueco e ex-membro Parlamentar, e também membro da Associação Parlamentar Euro-Africana, acompanhada do Johan Westerholm, um especialista de luta antiterrorista do Centro do Mundo Livre.
|
|
Gabão renova seu apoio "fixo" à proposta marroquina, apresentada como solução definitiva para saara 01-10-2015
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Gabão, Emmanuel Aisoz Ngonda, renovou terça-feira passada, em Nova York, o seu apoio "constante e duradouro" de seu país para a proposta marroquina de autonomia, considerando-a como uma abordagem, " séria em termos de uma prposta definitiva e duradoura" para a questão do Sara.
|
|
Suécia reitera o seu apoio ao processo de resolução das Nações Unidas sobre a questão do Saara 30-09-2015
"A Suécia não reconheceu o Sara Ocidental como um Estado", o que foi expressado em um comunicado da Embaixada da Suécia em Marrocos, publicado pelo jornal on-line "Media 24" na sua edição de quarta-feira 30 de setembro 2015. A Suécia declarou que "é bom que a ONU envolava esforços para encontrar uma solução justa, duradoura e mutuamente aceitável para o conflito do Sahara Ocidental," sublinhou um responsável numa declaração expressa conforme un responsável da Embaixada Suécia em Marrocos.
|
|
A UE reitera o seu apoio a uma solução política, justa, duradoura e mutuamente aceitável para a região do Saara 28-09-2015
A União Europeia (UE) apoia uma solução política, justa, duradoura e mutuamente aceitável para a questão do Saara, declarou a Alta Representante da UE para os Assuntos Estrangeiros e Segurança, e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini. Respondendo a uma pergunta levantada por um eurodeputado sobre o rol que possa desempenhar para ajudar na solução do conflito do Saara, a vice-presidente da Comissão Europeia explicou que a UE está preocupada com a persistência do conflito Regional que já durou muito tempo, bem como sobre suas implicações na segurança da região.
|
|