O Conselho Real participa na 57.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, presidida pelo Marrocos 09-09-2024
O Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saarauis participa do dia 9 de setembro a 11 de outubro no Palácio das Nações Unidas, em Genebra, junto com uma delegação oficial do Reino de Marrocos, na 57ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos, a qual o Marrocos a preside.
Os membros do Conselho real representantes desta sessão são: Sr. Moulay Ahmed Mughizlat e Sra. Saadani Maa El Ainine.
|
|
Cimeira China-África: Marrocos reforça a sua posição como líder continental indispensável 06-09-2024
A declaração e Plano de Acção de Pequim 2025-2027 estipula no seu primeiro parágrafo que os estados membros africanos das Nações Unidas, os quais assumem a iniciativa da adesão ao Fórum de Cooperação China-África.
Esta cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), realizada em Pequim de 4 a 6 de Setembro corrente, tem por objetivo reforçar a posição de Marrocos como líder continental indispensável em prol do desenvolvimento e prosperidade de África, dado trabalho diplomático, e de acordo com o alto instruções de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste.
|
|
Smara: Recenseamento Geral da População e Habitação 2024, iniciado em melhores condições 04-09-2024
O processo de recolha de dados junto das famílias começou na região do Saara marroquino, Smara na melhores condições, e no âmbito do sétimo processo do Recenseamento Geral da População e Habitação (2024). Veio o processo desta operação estratégica na implementação das altas instruções de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, e na linha direta das recomendações da Comissão de Estatística das Nações Unidas, visando a estabelecer uma verdadeira imagem do estado da população e habitação.
|
|
O recenseamento Geral da População e Habitação 2024: Mobilização e compromisso em Dakhla-Oued Eddahab 03-09-2024
A mobilização e o compromisso constituem um dos princípios da motivação das equipas responsáveis do recenseamento geral da população e habitação na região de Dakhla-Oued Eddahab, começando suas operações de modo natural no domingo passado, tanto quanto nas demais regiões do Reino. Cerca de 400 pessoas, incluindo muitos investigadores, observadores e supervisores, foram mobilizadas para contribuir para o sucesso deste censo geral da população e da habitação a nível regional, sob a supervisão da Direcção Regional do Alto Comissariado para o Planeamento. Sendo que durante os dias 30 e 31 de agosto, tais equipes de censo realizaram visitas de campo nas áreas atribuídas, no quadro de uma iniciativa real permitindo aos pesquisadores identificar e conhecer os limites das áreas censitárias e o grau de sua conformidade com os dados cartográficos preenchidos.
|
|
Organização de Cooperação Islâmica: respeito da integridade territorial e não interferência nos assuntos internos dos países (Comunicado de Yaoundé) 02-09-2024
Foi em Yaoundé, que a Organização de Cooperação Islâmica tem chamado para ter urgência na resolução de diferendos e conflitos mantidos ou criados, é isso através de negociação, mediação, reconciliação ou via outros meios pacíficos.
|
|