sexta-feira, 4 de Julho de 2025  
Pesquisa
  
 Comunidades
 Agenda
 Dossiers
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 Actualidades

 Japão reitera oficialmente não reconhecimento da entidade fictícia “Polisario” (Midi 1 TV)   26-08-2024

A televisão Medi 1 noticiou em exclusividade que o Japão tem acolhido na semana passada os trabalhos preparatórios da nona edição da cimeira TICAD África-Japão, durante os quais ele reiterou oficialmente o não reconhecimento da entidade fictícia da Polisário, oposta ao saara marroquino.

  


 Jeune Afrique destaca o impulso diplomático resultado da abertura de consulados nas regiões do sul do Reino  26-08-2024

Foi na sexta-feira passada, que a revista francesa Jeune Afrique destacou o impulso diplomático que representa a iniciativa da abertura de consulados dos países irmãos e amigos nas regiões do sul do Reino, a exemplo e referência da última abertura do Consulado Geral da República do Chade em Dakhla, 14 de agosto 2024. .A revista Jeune Afrique sublinhou que “o Chade constitui o último país a juntar-se à lista dos países que aderiram a iniciativa de Marrocos, aumentando assim cada vez mais”, e no âmbito da “ abertura do consulado do Chade envolvendo ainda a Iniciativa Atlântica, lançada por Sua Majestade o Rei Mohammed VI no final de 2023, concedendo aos quatro países sem litoral do Sahel (Mali, Níger, Burkina Faso e Chade) ter acesso ao Oceano Atlântico.

  


 Rabat: Festival de discursos pela comemoração do 71º aniversário da Revolução do rei e do povo   22-08-2024

Foi na terça-feira, em Rabat, que a família da resistência e os membros do Exército de Libertação comemoraram o 71º aniversário da Revolução do Rei e do Povo, organizado num festival de discursos em homenagem ao grupo dos combatentes, veteranos da resistência e Exército de Libertação, pelos enormes sacrifícios, resistência e luta em prol da liberdade e independência.


  


 Presidente da República Dominicana informa o apoio de seu país à soberania de Marrocos sobre o Saara e intenção de abrir um consulado em Dakhla  19-08-2024

Foi no último sábado, que o Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana tem sublinhado num comunicado, após a recepção do Presidente da República Dominicana, Sr. Luis Abinader, o Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Exterior, Sr. Nacer Bourita, durante o qual o Presidente Dominicano o encarregou de transmitir a Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, “ o apoio firme da República Dominicana em favor da soberania de Marrocos sobre o Saara e a determinação em abrir um consulado na cidade de Dakhla, constituindo uma das prioridades de seus planos futuros de expansão e desenvolvimento.”

  


 Saara: Sr. Hilal dirige uma carta ao Conselho de Segurança diante do comunicado provocativo da Argélia   16-08-2024

O Embaixador, Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Omar Hilale tem dirigido uma carta de resposta ao Presidente e aos membros do Conselho de Segurança na sequência do comunicado provocativo, enganoso e falso do Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Argélia sobre o questão do Saara marroquino, foi durante uma reunião do Conselho, sublinhando que o representante argelino desencadeou o ódio, como sempre,  do seu país face ao Marrocos, além da sua obsessão patológica em direção ao Saara marroquino.

  

Página 60 de 900Primeiro   Anterior   55  56  57  58  59  [60]  61  62  63  64  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2025 - Todos os direitos reservados