sábado, 25 de Outubro de 2025  
Pesquisa
  
 Comunidades
 Agenda
 Dossiers
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 Actualidades

 Grã-Britania apoia a soberania de Marrocos sobre o Saara, dada posição do Reino na África (Experto britânico)   29-11-2024

O experto britânico Guy Keone, diretor do proeminente escritório de consultoria dos assuntos diplomáticos, tecnológicos e económicos, tem dito quinta-feira passada que o Reino Unido tem sido chamado para juntar-se aos aliados, europeus, apoiando a soberania de Marrocos sobre o Saara, o que reforça as vantagens, dada a forte posição do Reino na África. Num artigo publicado no website Business Insider África, o Sr. Kioni salientou, após as eleições legislativas, realizadas no Verão passado, abrindo  caminho ao regresso do Partido Trabalhista ao poder, uma verdadeira oportunidade ao governo britânico, redefinir as agendas nos planos comerciais e na  política externa.

  


 Granada apoia o Saara marroquino e plano de autonomia, única solução para esse diferendo (C. conjunto)   29-11-2024

Granada reiterou, quinta-feira passada, o “apoio à integridade territorial e à soberania de Marrocos sobre todo o seu território, sobretudo a região do Saara”, considerando  “o plano de autonomia, única solução fiável, séria e realista”, capaz de levar  uma solução definitiva da disputa regional em torno do Saara marroquino.

  


 Panamá reitera posição de não reconhecimento da fictícia república saharaui, Rasd   28-11-2024

O chefe da diplomacia do Panamá expressa a sua consideração e  apreço ao telegrama de Sua Majestade o Rei,  reiterando a decisão do seu país suspender qualquer reconhecimento  em relação a fictícia "República Saharaui- Rasd" O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Estrangeiro, Senhor Nasser Bourita, manteve, quarta-feira passada, um encontro via tecnologia analógica, com o seu homólogo panamenho, Senhor Javier Eduardo Martinez-Asha Vázquez, objeto do telegrama enviado por Sua Majestade o Rei, Mohammed VI ao Presidente da República do Panamá, Sua Excelência o Sr. José Raúl Molino, após a decisão do seu país suspender qualquer reconhecimento junto a fictícia "República Saharaui", tal decisão significa abrir uma nova página nas relações entre o Reino de Marrocos e a República do Panamá.

  


 Hungria apoia o plano de autonomia, considerado “base credível”, para a disputa sobre o Saara marroquino (C. conjunto)   28-11-2024

No quadro da dinâmica internacional que a Sua Majestade o Rei Mohammed VI conduz no sentido de apoiar a soberania de Marrocos e  plano de autonomia para o saara, que a Hungria apoia os esforços engajados pelo Reino para resolver esta questão, graças  ao plano de autonomia apresentado 2007, a ONU, como“ base mais credível”, capaz de acabar definitivamente com este conflito em torno do saara marroquino.

  


 Marrocos aguarda da União Europeia acções e não palavras (Sr. Bourita)   26-11-2024

Na margem do encontro da autoridade da União Europeia, com o ministro dos Negócios estrangeiros do Marrocos, Sr Bourita tem sublinhado, ao dizer: “a posição de Marrocos é muito bem clara, ela decorre do discurso real pela ocasião do dia da Marcha Verde, Sua Majestade o Rei Mohammed VI tem dito que não há parcerias à custa da integridade territorial e soberania nacional do Reino de Marrocos .”


  

Página 60 de 922Primeiro   Anterior   55  56  57  58  59  [60]  61  62  63  64  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2025 - Todos os direitos reservados