O Instituto Real espanhol Elcano a favor de uma solução de autonomia sob soberania marroquina 04-03-2014
O Instituto Real Elcano, um dos principais " think tank " na Espanha chamou por uma solução da autonomia ao Saara sob soberania marroquina, acautelando-se contra a criação de um micro- estado que faria risco a segurança de toda a região.Em um relatório elaborado por cerca de 200 expertos e citado por agêcnia espanhala " Europapress " do Instituto Elcano apontando que esta situação constitui uma fonte de " preocupação que utrapassa ao fronteiras do Magrebe".
|
|
Guiné continua a apoiar a integridade territorial de Marrocos (Presidente da Guiné) 03-03-2014
O Presidente da República da Guiné, Sr. Alpha Conde, sublinhou que o seu país apoia e continua a apoiar sempre a integridade territorial de Marrocos.
|
|
Os parlamentares britânicos refutam as falsas alegações dos adversários da integridade territorial de Marrocos 27-02-2014
Os parlamentares britânicos, que efetuaram recentemente uma visita às províncias do sul do reino, desmentiram categoricamente as alegações enganosas veiculadas pelos inimigos da integridade territorial de Marrocos sobre a situação nas províncias do sul."Durante a nossa estadia em Laayoune, temos podido deslocar-se livremente e não encontramos nenhum obstâculo ou repressão no terreno ", afirmou o deputado trabalhista Fabian Hamilton ( do Partido Trabalhista ) em um comunicado divulgado em Londres pela delegação parlamentar bipartidária na sequência da sua recente visita ao Reino.
|
|
A UE interpelada ao sujeito do assassinato de dois jovens Sarauis pelo exército argelino 26-02-2014
O Eurodeputado socialista, Gilles Pargneaux, interpelou a Comissão Europeia ao sujeito do assassinato de dois comerciantes saarauis na fronteira entre Argélia e Mauritânia pelo exército argelino Dois jovens comerciantes sarauís, Khatri Ahmedha Khandoud e Aliyenne Abbih Mohammed, foram mortos em janeiro pelo exército argelino na região de " Oudiyat Toutret " na fronteira entre Argélia e Mauritânia , sublinhou o parlamentar europeu em uma questão dirigida ao chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton.
|
|
Mali apoia os esforços sérios e credíveis engajados por Marrocos para resolver a questão do Saara 25-02-2014
Mali, informado por voz do seu Presidente, Ibrahim Boubacar Keita, traz o seu apoio aos esforços "sérios e credíveis" engajdos por Marrocos para resolver o diferendo artificial sobre o Saara marroquino, em um comunicado conjunto divulgado neste domingo, após a visita oficial que Sua Majestade o Rei Mohammed VI efetuou a República do Mali.
|
|