A República das Maurícias retirou seu reconhecimento do pseudo-RASD 16-01-2014
O Governo da República das Maurícias anunciou a retirada do seu reconhecimento do pseudo-RASD no contexto de uma revisão da sua posição sobre uma série de questões internacionais. A República das Maurícias decidiu retirar o seu reconhecimento da RASD, inidcou uma declaração do Primeiro Ministro deste país africano.
|
|
Dominica apoia plenamente a integridade territorial de Marrocos (Primeiro-ministro) 13-01-2014
A Comunidade da Dominica apoia plenamente a integridade territorial de Marrocos e " fará de tudo possível para ajudar o Reino Unido a alcançar este objetivo nacional importante", disse sexta-feira em Rabat o Primeiro-ministro deste país do caribe, Roosevelt Skerrit. Dominica, como outros países do Caribe, vai continuar a trabalhar no âmbito das Nações Unidas para alcançar uma solução política definitiva para a questão do Sara, à luz de sua convicção e seu respeito pela integridade territorial do reino, declarou Skerrit à imprensa após uma reunião com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Saleheddine Mezouar.
|
|
O Saara é assunto do povo marroquino enteiro e assunto do regime regente na Argélia (Mehrawi) 13-01-2014
Os Chefes e responsâveis argelinos afirmaram que a solução da questão do Sara só seria através da autonomia no quadro da unidade marroquina.
Lahcen Mehrawi assegurou, como membro do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos ( CORCAS ), que a questão do Sara é a questão do povo marroquino como um todo, em contraste com a Argélia que considera a questão é do regime vigente.
|
|
Argélia recusa-se o recenso da população dos campos e medo de aplicar autonomia no saara 10-01-2014
Corrupção nos campos de Tindouf representa uma rescente ameaça para a segurança nacional dos Estados Unidos ( EUA especialista )
Michael Rubin , especialista do Instituto Americano "Naval Postgraduate School's Center for Civil-Military Relations", confirmou em uma análise publicada no site da rede de notícias dos EUA ( CNN) ,que Argélia se opõe ao plano de autonomia do Saara por medo que esta solução constitui precedente a nível da sua política Interior, ressaltando ainda que Argélia não vê no Polisario a não ser que um instrumento importante a servir suas ambições de domínação na região.
|
|
O Partido Comunista Italiano salienta a importância da iniciativa marroquina de autonomia para o Saara 09-01-2014
O responsável das Relações Externas e membro do Escritôrio polîtico do Partido Comunista italiano, Fausto Sorini, sublinhou quarta-feira em Rabat, a importância da iniciativa marroquina de autonomia das províncias do sul, neste sentido ela visa a consagrar a coexistência pacífica no quadro da unidade nacional marroquina. Sr. Sorini que está visitando Marrocos à frente de uma grande delegação do seu partido, tem sublinhado em um comunicado a MAPA no final de uma reunião com o secretário -geral do Partido do Progresso e do Socialismo ( PPS )
|
|