O Marrocos denuncia as"condições" argelinas a normalização das relações 28-06-2013
O mais grave é que Argélia coloca a questão do Saara no centro da relação bilateral
Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros denuncia veementemente a condicionalidade posta pela porta-voz da AE argelina a reabertura das fronteiras marroco-argelinas. O Marrocos "denuncia veementemente" as declarações de fontes oficiais argelinas que têm admitido a normalização das relações bilaterais e a reabertura das fronteiras terrestres entre os dois países, enquanto muitas "condições" ficam "incompreensíveis como infundadas".
|
|
Delegação do Parlamento Europeu reuniu-se com atores da sociedade civil, Unionistas da região do Saara 26-06-2013
Uma Delegação do Parleamento europeu reuniu-se, durante a sua recente visita às províncias do Sul com uma série de atores da sociedade civil, aproveitando a oportunidade dos parlamentares europeus para reunir-se com associações sarauís unionistas, no contexto de uma abordagem da aproximação do Parlamento Europeu da questão do Sara, pondo um termo às iniciativas de alguns de seus membros que vão visitar a região do saara, com objetivo de apoir os separatistas, longe de qualquer neutralidade devida e diligência.
|
|
Dakar e Rabat consideram a disputa sobre o Saara uma "ameaça à paz e à segurança na região 26-06-2013
A declaração final dos trabalhos da décima quarta sessão da Alta Comissão Mista marroco-senegal, emitida segunda-feira, confirma que a continuação da disputa sobre o saara constitui uma "ameaça à paz e segurança na região." A declaração final do Comitê Superior senegalês marroquino, presididas egunda-feira, por Sr. Saad Eddine El Othmani e seu homologo senegalês, sr Mankur Nadye indicou que as partes concordaram em relação ao lado político que "a continuação da disputa sobre o saara constitui uma" ameaça à paz e segurança na região ".
|
|
Saara marroquino: Ban Ki-moon saudou o apoio de SM o Rei aos esforços das Nações Unidas 26-06-2013
Sr Secretário-geral, Ban Ki-moon, exprimiu terça-feira o seu "reconhecimento pelo apoio" da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, aos esforços da ONU que visam encontrar uma solução para a disputa regional, em torno do Saara marroquino.
|
|
Eleitos do Laayoune, numa reunião com a delegação Parlamentar Europeia confirmam a proposta de autonomia, como a única solução para resolver a questão 24-06-2013
Os eleitos da Região Laayoune - Bojador - Sakia El Hamra, em uma reunião com uma delegação parlamentar do Grupo Socialista e Democratas do Parlamento Europeu, no domingo à noite, confirmaram a proposta de autonomia como a única solução e opção mais adequada para resolver o conflito artificial sobre o Saara marroquino.
|
|