segunda-feira, 27 de Julho de 2026  
Pesquisa
  
 Comunidades
 Agenda
 Dossiers
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 Actualidades

 Presidente da Câmara dos Representantes saudou a posição do Reino Unido junto a uma delegação parlamentar britânica  03-06-2025

O contatos e comunicações, ontem segunda-feira  na sede da Câmara dos Representantes de Rachid Talbi Alami, com a delegação parlamentar britânica proveniente da Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes,  do Grupo Britânico na União Interparlamentar, traduzem a oportunidade que o Marrocos e Reino Unido compartilham dada posição favorável ao plano de autonomia; apresentado pelo  Marrocos, 2007, a ONU; "considerado uma base mais credível, viável e pragmática para uma solução permanente deste  conflito" regional; motivo da estabilidade e prosperidade no Norte de África".

  


 Sr. Hilale denúncia parágrafo tendencioso sobre o Saara Marroquino no relatório à Assembleia Geral da ONU   03-06-2025

O Embaixador Omar Hilale, Representante Permanente do Marrocos nas Nações Unidas, dirigiu uma carta ao Presidente e  membros do Conselho de Segurança denunciando a inclusão de um parágrafo tendencioso sobre o Saara Marroquino no último relatório junto à Assembleia Geral da ONU.

  


 A posição do Reino Unido sustenta o dinamismo sob a liderança do Rei de Marrocos (Bourita)   02-06-2025

O Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita, sublinhou, ontem, domingo, em Rabat, que a posição do Reino Unido sobre a questão do Saara Marroquino vai ajudar numa solução definitiva da questão regional sob a liderança de Sua Majestade, o Rei Mohammed VI. O sr Bourita, numa entrevista coletiva conjunta com o Ministro de Estado Britânico das Relações Exteriores, e desenvolvimento do Commonwealth, David Lammy, tem esclarecido que a posição do Reino Unido constitui um "desenvolvimento importante", para o Reino Unido a título de membro permanente do Conselho de Segurança e do Grupo de Amigos do Secretário-Geral da ONU para o Saara.

  


 Reino Unido apoia o Plano de Autonomia marroquino para uma saída definitiva do conflito regional   02-06-2025

O Reino Unido considera "a Proposta de Autonomia, apresentada pelo Marrocos, 2007 ao Conselho da Segurança da ONU, como base mais credível, viável e pragmática, capaz de levar a  solução duradoura da disputa regional", em torno do Saara Marroquino; " engajados bilateralmente, e no sentido de reforçar a esfera econômica nos níveis regional e internacional, em conformidade com essa posição, que apoia uma solução definitiva deste conflito regional".

  


 A região de Dakhla-Oued Eddahab reflete a visão estratégica e da África Ocidental (Embaixador de Serra Leoa)  30-05-2025

O Embaixador da República de Serra Leoa no Marrocos, Momodou Koroma tem declarado, ontem quarta-feira em Dakhla que a região de Dakhla-Oued Eddahab reflete uma visão estratégica e as oportunidades de todos os países da África Ocidental. O diplomata serra-leonês, durante a visita a Dakhla, acompanhado pelo Cônsul-Geral de seu país na mesma cidade, Zainab Kande, enfatizando no contexto  "da visita a Dakhla cuja   dinâmica de desenvolvimento reconhecida nesta região sob a liderança visionária de Sua Majestade, o Rei Mohammed VI".

  

Página 66 de 957Primeiro   Anterior   61  62  63  64  65  [66]  67  68  69  70  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2026 - Todos os direitos reservados