Decisão da França apoiar a soberania de Marrocos sobre o saara torna relação entre as partes no caminho certo (experto francês) 13-08-2024
O experto geopolítico Emmanuel Dupuy sublinhou que a decisão da França de apoiar a soberania de Marrocos sobre o Saara torna a relação alinhada entre os dois países e ficar no caminho certo. O Presidente do Instituto de Prospectiva e Segurança na Europa, numa declaração junto à Imprensa Árabe do Magrebe, tem dito que o fato é ligado “ao desenvolvimento positivo tão esperado, dada posição francesa, tanto quanto não parece suficientemente clara e consistente como a posição de Marrocos”.
|
|
França apoia à soberania de Marrocos sobre o Saara “um passo diplomático importante” (Experto) 09-08-2024
O diretor do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas, Pascal Boniface, considerou que o apoio da França à soberania de Marrocos sobre o Saara constitui “um passo diplomático importantissimo”. Em relação a esta nova posição da França sobre a questão do Saara Marroquino, o Sr. Boniface, através de um vídeo no site do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas, considerando que “às vezes uma só palavra tem sido capaz de mudar uma política de forma profunda”.
|
|
A nova posição da Finlândia ”enquadra-se no dinamismo internacional liderado por sua majestade o Rei Mohammed VI” (Sr. Bourita) 08-08-2024
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, durante uma conferência de imprensa conjunta com a sua homóloga finlandesa, Elina Valtonen, após as discussões em Helsínquia, sublinhou que a nova posição da Finlândia “se enquadra no dinamismo internacional, liderado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI.”
|
|
Saara marroquino: a Finlândia é o primeiro país nórdico a apoiar o plano de autonomia (Les Echos) 08-08-2024
O jornal francês Les Echos escreveu, na sequência da decisão do presidente francês Emmanuel Macron, apoiando a soberania de Marrocos sobre o seu Saara, a Finlândia, por sua vez, terça-feira passada, ela é considerada o primeiro país nórdico a decidir de apoiar o plano de autonomia, apresentado pelo Reino desde 2007 a ONU, como solução definitiva do diferendo em torno do saara marroquino. O jornal, revendo a história do conflito sobre o Saara marroquino alimentado pela Argélia, anotou que “aqueles países que apoiam a posição argelina tornaram-se poucos”.
|
|
Saara marroquino: Finlândia apoia à autonomia sob a soberania marroquina, base real e séria contra o impasse 07-08-2024
A Finlândia considera o plano marroquino de autonomia, apresentado pelo Marrocos, 2007, a ONU para acabar com o diferendo em torno do saara marroquino, uma "boa base real e séria, de uma solução definitiva", capaz de acabar com esta disputa regional de longa data.
|
|