Sr. Taieb Fassi Fihri: delegação marroquina apresentou a proposta de autonomia e ideias concretas 24-01-2011
O Sr. Taieb Fassi Fihri, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, declarou que a delegação marroquina apresentou, novamente, durante a quinta reunião informal de conversações sobre o Sara, explicaçoes sobre a proposta relativa ao plano de autonomia para os Territórios do Sul, e com respeito a soberania do Marrocos, bem como a delegação tratou de uma serie de ideias concretas para avançar com as negociações, capazes de alcançar uma solução política, definitva e esperada.
|
|
Tem outras alternativas para resolver o conflito do sara sem o referendo (Trinidad Jiménez) 21-01-2011
A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Espanha, Trinidad Jimenez, sublinhou, quinta-feira, que existem outras alternativas ou saidas para resolver o conflito do sara sem recorrer ao referendo. O sr.Jiménez destacou em entrevista junto à emissora de rádio " Cuba" espanhol que "o exercício do direito de autodeterminação para o sarauís propicia mais de uma solução", salientando a necessidade da conscientização sobre a "dificuldade de realizar um referendo" como forma de resolver este litígio como foi o caso de muitos outros conflitos ao redor do mundo .
|
|
A quinta sessão de conversas informais sobre o Sara Ocidental inicia-se em Nova York 21-01-2011
A quinta reunião informal sobre o Sara começa, sexta-feira 21 de janeiro 2011, e isso é por três dias, sendo que esta rodada foi pevista até 23 de janeiro corrente, em Manhasset, no subúrbio de Nova York. Esta quinta reunião informal é organizada a convite do Enviado pessoal do Secretário Geral da ONU, Sr, Christopher Ross, prevista em Greentree, na Ilha Long Island, com a presença do Marrocos, da Argélia, da Mauritânia e da Frente Polisário, informou um comunicado do escritório do porta-voz da ONU.
|
|
Expertos africanos chamam o Secretário-Geral da ONU para apoiar a autonomia para o sara 19-01-2011
A coligação da rede dos expertos internacionais da Africa, considerada como um tecido de competências de diferentes áreas, enviou, segunda-feira, em Dakar, uma carta para, Ban Ki-Moon, o Secretário-Geral da ONU, tendo por objetivo apoiar a proposta marroquina de autonomia para o sara, convidando-os a comprometer-se " com compromisso e seriedade perante as negociações no horizonte uma solução política para o prolongado conflito artificial"
|
|
Salma Mustafa para Washington Post: o plano de autonomia, "a única solução lógica e definitiva" 17-01-2011
Numa entrevista exclusiva, publicada neste domingo pelo jornal, The Washington Post, Mustapha Salma Ould Sidi Mouloud defendeu o plano de autonomia para o Saara, sob soberania marroquina, considerado como "a única solução lógica e definiva capaz de acabar com o sofrimento das pessoas arrebanhadas nos campos de Tindouf, em Argélia. "
|
|