Burkina Faso reitera o apoio em favor da iniciativa de autonomia, como “solução definitiva” 21-06-2024
O Burkina Faso reiterou, em Nova Iorque, o apoio em favor da iniciativa de autonomia marroquina, considerada uma “solução óptima”, capaz de acabar com o diferendo regional sobre o Saara marroquino.Numa intervenção durante a sessão ordinária do Comité 24 das Nações Unidas, mantida entre 10 e 21 de junho, o Representante Permanente do Burkina Faso junto das Nações Unidas, Oumaru Gano, sublinhando que o seu país apoia “firmemente o plano da autonomia marroquina, saudado pelo Conselho de Segurança. E os esforços do“ Marrocos, baseados sobre esta proposta, continuando a surtir efeitos positivos rumo a uma solução deste conflito regional”.
|
|
Costa do Marfim reitera o apoio definitivo à iniciativa de autonomia, como "solução consensual" 21-06-2024
A Costa do Marfim, em Nova Iorque, reiterou o seu apoio definitivo em favor da iniciativa marroquina de autonomia para o Saara, considerando-a como uma "solução consensual", capaz de levar a uma solução definitiva desta disputa regional.
|
|
Antígua e Barbuda reitera o apoio ao plano de autonomia, como “solução consensual” 21-06-2024
Antígua e Barbuda, Nova Iorque, reiterou o apoio ao plano de autonomia, como “solução definitiva, baseada no consenso”, capaz de acabar com esta disputa regional sobre o Saara marroquino. O Embaixador Walton Alfonso Busson, Representante Permanente de Antígua e Barbuda reiterou durante a sessão ordinária do Comité 24 das Nações Unidas, entre 10 e 21 de Junho, que a iniciativa de autonomia, apresentada pelo Marrocos em 2007, “está em conformidade com o direito internacional, o Carta das Nações Unidas e as resoluções do Conselho de Segurança e a Assembleia Geral das Nações Unidas.
|
|
Comité 24 da ONU: Os Emirados Árabes Unidos apoiam o plano de autonomia e a soberania nacional marroquina 20-06-2024
Em Nova Iorque, os Emirados Árabes Unidos reiteraram o apoio à iniciativa de autonomia marroquina, como “a única base”, capaz de alcançar uma solução política da questão do Saara e respeito à integridade territorial do Marrocos.
|
|
Gabão apoia a iniciativa de autonomia, como “solução sensual” 20-06-2024
O Gabão reiterou, em Nova Iorque, semana passada, o apoio à iniciativa de autonomia marroquina, como uma “solução baseada no consenso”, capaz de levar a uma solução da disputa regional sobre o Saara marroquino. Numa intervenção durante a sessão ordinária do comitê 24, (10 a 21 de junho), o Primeiro Conselheiro da Missão Permanente do Gabão junto das Nações Unidas, Jean-Pierre Hemery Dombeneni Ndzinya reiterou o apoio de seu país “a iniciativa marroquina da autonomia , junto ao Conselho de Segurança, com base nas sucessivas resoluções desde 2007, a título de plano sério e credível.”
|
|