Marrocos saúda a posição “construtiva” da República da Bulgária em relação ao Saara marroquino (Sr. Bourita) 16-01-2024
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita declarou, quarta-feira passada em Rabat que Marrocos saúda muito a posição “construtiva” da República da Bulgária em relação à questão do Saara marroquino. O Ministro Bourita, durante a conferência de imprensa conjunta realizada com a Vice-Primeira-Ministra e Ministra dos Negócios Estrangeiros da Bulgária, Maria Gabriel, e após as conversações, anotou que o Marrocos aprecia os “termos positivos” expressados em nome da República da Bulgária em favor da iniciativa de autonomia, considerada uma base séria e credível para resolver a disputa regional sobre o Saara marroquino.
|
|
Manifesto da independência, ponto de viragem no caminho da luta nacional (Al-Kathiri) 12-01-2024
O Alto Comissário dos veteranos da resistência e membros do Exército de Libertação, Mustafa Al-Kathiri, sublinhou, ontem, quinta-feira em Rabat que a apresentação do manifesto da independência constituiu um ponto de viragem decisivo no caminho da luta nacional travada, pelo povo marroquino em prol da liberdade, da independência, da integridade territorial e da defesa das identidades religiosas e constantes nacionais.
|
|
Saara Marroquino: Bulgária saúda os esforços do Reino e iniciativa de autonomia, “séria e credível” (Comunicado conjunto) 12-01-2024
Foi na quarta-feira, que a Bulgária exprimiu o apoio em favor do Saara marroquino, seus “esforços sérios e credíveis”, através da iniciativa de autonomia marroquina, como meio para acabar com o diferendo, visando a resolver esta disputa artificial, definitivamente. Este comunicado conjunto foi exprimido, em Rabat, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Sr. Nasser Bourita, Vice-Primeira-Ministra e Ministra dos Negócios Estrangeiros da República da Bulgária, a Sra. Maria Gabriel.
|
|
Nações Unidas: Eleição histórica de Marrocos na presidência do Conselho de Direitos Humanos 10-01-2024
O Reino de Marrocos foi eleito, de forma distinta, para presidir ao Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas pelo ano em curso 2024, na sequência de uma votação, hoje, quarta-feira, em Genebra.
|
|
O Reino Unido e reconhecimento do Saara marroquino e da iniciativa de autonomia (Deputado britânico) 08-01-2024
O deputado Liam Fox dirigiu uma correspondência ao ministro das Relações Exteriores de seu país, chamando atenção para reconhecer o Saara marroquino e apoiar o plano de autonomia.
|
|