Condenações em Nova Iorque pelos recrutados nos campos de Tindouf das milícias da polisario 14-06-2024
O recrutamento de crianças pelo grupo separatista armado Polisario nos campos de Tindouf, sudoeste da Argélia, foi condenado durante a sessão ordinária do Comité 24 das Nações Unidas, à margem das reuniões em Nova Iorque entre 11 e 21 de junho. O sr Abdeen El Ouali, Presidente do Fórum Africano de Estudos e Investigação em Direitos Humanos, sublinhou que “o recrutamento de crianças nos campos de Tindouf constitui uma das manifestações das violações sistemáticas e repetidas dos direitos humanos, mantidas no solo argelino pelos líderes do movimento separatista."
|
|
O Sr. Hilal: Argélia deve reconhecer o fracasso do seu projeto separatista no Saara marroquino 13-06-2024
O Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Embaixador Omar Hilal sublinhou, terça-feira passada em Nova Iorque na sede da ONU, que a Argélia, principal parte da disputa regional em torno do Saara marroquino, deve reconhecer o fracasso do seu projecto separatista, alimentado no Saara marroquino.
|
|
Saara Marroquino: Eslovênia saúda o plano de autonomia marroquino, considerado uma “base comum” para um acordo definitivo 12-06-2024
A Eslovénia saudou o plano de autonomia marroquino como “ base solida“ , capaz de alcançar uma solução definitiva, acordada”, face à disputa regional em torno do Saara marroquino, sob a supervisão do Secretário-Geral da ONU e seu enviado pessoal.
|
|
República Centro-Africana: respeito a integridade territorial do Reino de Marrocos e o plano de autonomia para o Saara 11-06-2024
A Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Francofonia e dos Cidadãos Centro-Africanos no Estrangeiro, Sylvie Baibou Timon reiterou, ontem, segunda-feira, em Rabat, a posição firme e clara da República Centro-Africana, em termos de apoio e respeito à integridade territorial do Reino de Marrocos.
|
|
Ministro libanês de RE sublinha os laços históricos e respeito à integridade territorial do Marrocos 11-06-2024
O Ministro libanês dos Negócios Estrangeiros e Emigrantes, Sr. Abdullah Bou Habib considerou a importância dos laços históricos, enraizados nas relações fraternais com o povo de Marrocos, os quais refletem a posição permanente de apoio ao Reino de Marrocos e respeito a sua soberania e unidade territorial. O sr Abdullah Bouhabib tem declarado num comunicado, domingo passado: “O Líbano sublinha os laços históricos de fraternidade, e profundamente enraizados, mantidos com o Reino de Marrocos e com seu povo, numa posição permanente favorável em apoio à soberania do Reino e a unidade territorial, longe de qualquer ameaça ou ato contra a sua estabilidade e segurança, quer que seja.”
|
|