Presidente equato-guiniano " o Sara é uma parte intergrante do Reino do Marrocos" 17-04-2009
A proposta de autonomia é a melhor solução para o regulamento do diferendo do Sara (M. Nguema Mbasogo)
O presidente da Guiné Equatorial, o Sr. Teodoro Obiang Nguema Mbasogo afirmou, quinta-feira em Malabo, que a iniciativa da SM Roi Mohammed VI, que visa atribuir a autonomia às províncias do Sul no âmbito da soberania e do respeito da integridade territorial do Marrocos, é a " melhor solução" para o regulamento da questão do Sara.
|
|
O Polisario deve desenvolver sua posição sobre o Sara, conforme o porta-voz do PP do Congresso Espanhol 16-04-2009
O Porta-voz do Partido Popular (PP-Oposição) ligado à Comissão dos Negócios estrangeiros junto ao Congresso dos deputados espanhol, o Sr. Gustavo de Aristegui, sublinhou que " o Polisario deve fazer evoluir a sua posição política sobre a questão do Sahara" , a exemplo do Marrocos que propôs uma " larga autonomie" como solução contra este conflito." O Polisario deve compreender hoje que ele deve evoluir a sua posição política, o que o Reino fez quando propós
|
|
Ban Ki-moon reitera a sua chamada às partes para fazer prova de vontade política em prol discussões 15-04-2009
O Secretário Geral da O.N.U, o Sr. Ban Ki-moon, reiterou a sua chamada às partes a demonstrar boa fé e uma vontade política, se comprometendo em discussões substanciais em busca de uma solução para o Sara e assegurando o sucesso das negociações que foram a base nas rodadas precedentes de negociações, e tendo em conta as últimas consultas na região por seu Enviado Pessoal, Christopher Ross.
|
|
Partido mauritano denuncia as tentativas do Polisario e da Argélia de provocar o impasse na região 14-04-2009
O Partido democrático socialista (PDS) da Mauritânia denunciou com " vigor e fermeza" as tentativas do Polisario e da Argélia que visam a provocar o impasse e a confrontação na região. Num comunicado tornado público segunda-feira, o PDS reiterou o seu apoio à decisão real relativa ao plano de autonomia nas províncias do Sul, considerado-o como a única solução contro o conflito do Sara. Neste contexto, o PDS exprimiu a profunda preocupação após a incursão de 1400 partidários de ONG
|
|
O Marrocos chama a O.N.U assumir suas responsabilidades pela sequência de violação do cessar fogo 13-04-2009
O ministro dos Assuntos Estrangeiros e da Cooperação, o Sr. Taib El Fassi Fihri, dirigiu-se, Sexta-feira graças as Elevadas s instruções da SM Roi Mohammed VI, uma carta junto ao presidente do Conselho de segurança da O.N.U, o embaixador do México, o Sr. Claude Heller, chamando as Nações Unidas a " assumir as suas responsabilidades e tomar medidas cabîveis contra essa imposiçào" tratando de uma sequência de graves violaçoes e flagrante contra o acordo de cessar fogo concluído em 1991.
|
|