O último relatório de HRW sobre o Sara é " selectivo" (experto) 13-01-2009
O último relatório da ONG internacional Human Rights Watch (HRW) consagrado ao Sara é selectivo e passou sob o silêncio o caso das crianças dos campos de Tindouf expatriadas a Cuba e os Marroquinos expulsos da Argélia, considerou o director de Gestão de Sistemas Internacionais para o Marrocos, uma empresa de consultoria americana. O relatório apresenta igualmente um " problema metodológico importante" , acrescentou o experto internacional, Lahcen Haddad,
|
|
Sr. Fassi Fihri tem a esperança de que a próxima sessão de negociações sobre o Sara seja "produtiva" 12-01-2009
Renovou o Sr. Taieb Fassi Fihri, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, a sua chamada para que o projeto de autonomia que o Marrocos apresentou para os territórios do sara seja um "incentivo para o surgimento de um consenso", salientando que, apesar dos esforços do Reino que forma considerados pelo Conselho de Segurança "credível e sério", o Polisário e a Argélia não expressaram nunca "a vontade mesma pela abertura e realismo".
|
|
Vistas Ida e Volta Aoussud-Ouad Dahab pelo ano 2009; uma mulher de TIndouf decide de quedar 12-01-2009
Uma mulher proveniente de campos de Tindouf (sudoeste da Argélia) decidiu permanecer a Dhakla dentro de uma visita juntamente com seus dois filhos,no âmbito do primeiro voo conforme o acordo do intercâmbio de visitas familiares, pelo o ano de 2009, com vista a por fim ao sofrimento que os detidos nestes campos suportam, depois que ela escolheu por sua propria vontade não voltar.
|
|
Whachington exorta as partes a continuar a negociar com espírito de " realismo e de compromisso" 09-01-2009
Os Estados Unidos exortaram as partes " a continuar a negociar sem condições prévias e de boa fé com um espírito de realismo e de compromisso para chegar à uma solução política justa, duradoura e mutuamente acceitavel" do dossiê do Sara, saudando a nomeação do diplomata americano Christopher Ross como o Enviado pessoal do Secretário geral da O.N.U. " O embaixador Ross teve uma longa e distinguida carreira no governo americano, como o embaixador da Argélia
|
|
Sr. Christopher Ross investido num mandato preciso fundado sobre os progressos realizados até agora 09-01-2009
Sr. Christopher Ross, diplomata americano com um percurso excepcional, nomeado pelo Sr. Ban Ki-moon, secretário Geral da ONU, como o seu enviado pessoal para o Sara, " trabalhará com as partes e os países vizinhos com base na resolução mais recente do Conselho de segurança 1813".
|
|